Notícias

Apresentação da Mútua e homenagem aos 89 anos do Confea marcam 1623ª Plenária

Solenidade antes do início dos trabalhos da sessão plenária também comemorou o Dia do Engenheiro que, junto com o aniversário do Conselho Federal, marcou o dia 11 de dezembro

Um momento emblemático foi registrado na manhã desta quarta-feira (14/12), sob os olhares e a atenção de dezenas de lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua, como os diretores executivos da Mútua, presidentes de Creas, conselheiros federais e dirigentes de entidades de classe, além de colaboradores do Confea e da Mútua: uma homenagem pelos 89 anos do Conselho Federal e pelo Dia do Engenheiro, datas comemoradas em 11 de dezembro.

A entrada do prédio do Confea, em Brasília, ficou lotada para ouvir os representantes dos segmentos que integram o Sistema. O presidente da Mútua, Francisco Almeida, falou em nome da Instituição, parabenizando o órgão e os profissionais e reiterou a parceria da Caixa de Assistência com todo o Sistema. Também estavam presentes os diretores Carlos Vilhena, Arício Resende, Giucelia Figueiredo e Waldir Costa Filho.

O anfitrião do dia, o presidente do Confea Joel Krüger, lembrou da passagem pelos 45 anos da Mútua e da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), e saudou a efeméride lembrando que, durante todo o ano de 2023, o Confea estará reverenciando os 90 anos do Sistema, para o que pediu também a integração com todos os regionais. “A Engenharia, a Agronomia e as Geociências transformam sonhos em realidades, trabalhando pela qualidade de vida, pelo desenvolvimento e pela soberania nacional”, disse ele.

Previous Next

Apresentação da Mútua

Na sequência teve início a 1623ª Sessão Plenária. Entre os primeiros itens da pauta, a apresentação do relatório de atividades da Mútua com os principais indicadores da instituição. Destaque para o superávit da Caixa de Assistência, com um a receita em torno de R$ 280 milhões. “Estamos atendendo as diretrizes do TCU, diminuindo a burocracia para fazer com que os recursos fiquem nas mãos dos profissionais. Todas as caixas estão com a mesma saúde financeira. Esse dinheiro tem que ser voltado para o profissional. Precisamos que alguns pedidos nossos sejam atendidos para esses recursos retornarem aos profissionais porque só podemos emprestar de acordo com a nossa disponibilidade financeira”, comentou o presidente Francisco Almeida.

Acompanhado dos demais diretores da Mútua, Francisco Almeida descreveu ainda os benefícios sociais concedidos em 2022, na ordem de R$ 3 milhões e 700 mil, e também ações como o plano de saúde, o clube de vantagens da Mútua, a desburocratização para o acesso aos benefícios e o credenciamento de 74 escritórios de advocacia em todo o país, além de investimentos em desenvolvimento de pessoas e comunicação. O presidente da Mútua agradeceu o apoio dos conselheiros federais Daniel Sobrinho, Renan Azevedo, José Miguel de Melo Lima, Ricardo Lüdke, João Carlos Pimenta e Gilson Queiroz, cujos mandatos se encerram no final do ano.

Os conselheiros federais ainda receberam um exemplar do “Relatório Anual da Mútua – agosto/21 a julho/22”, que reúne todas as informações sobre a gestão da Caixa de Assistência. “A principal marca desta gestão tem sido o acolhimento, que se reflete na forma como atendemos nossos associados quando mais precisam e no relacionamento com a equipe. Este também foi um período marcado por uma intensa modernização tecnológica, otimização de procedimentos de procedimentos e adequação da Mútua às transformações da sociedade e às necessidades de nossos associados. Revisitamos toda a operação e identificamos os pontos fortes, os aprimoramentos necessários e como conseguimos acolher com mais ênfase e significado nossa gente”, destaca o presidente da Mútua na apresentação do documento.

“Sempre fui muito duro nas cobranças à Mútua nesses meus três anos de Conselho. Cobrei não só da gestão anterior, mas, também, dessa gestão e agora quero reconhecer o trabalho da atual Direx.

Conselheiro Gilson de Carvalho Queiroz Filho

Quero cumprimentar a Mútua epelo didatismo da apresentação do relatório. Nos permite entender os objetivos e o que de fato está sendo, de uma maneira transparente, oferecido à nossa comunidade de profissionais”

Conselheiro Luiz Antonio Corrêa Lucchesi

 

 

 

Previous Next

 

“Sempre fui muito duro nas cobranças à Mútua nesses meus três anos de Conselho. Cobrei não só da gestão anterior, mas, também, dessa gestão e agora quero reconhecer o trabalho da atual Direx. Foi muito importante que essa Diretoria propôs algumas ações, que inclusive critiquei muito, mas que agora vemos os resultados. Como membro da CCSS quero falar das propostas da Mútua que estão tramitando aqui. São propostas fundamentais e estão de acordo com o objetivo fim da instituição e que o próprio TCU está cobrando que sejam realizadas e que se cumpra o objetivo social ao qual a Caixa de Assistência se destina. A CCSS já avaliou essas propostas e conversamos com as áreas técnicas. Impossível termos qualquer desequilíbrio econômico na Mútua, porque será emprestado os recursos disponíveis e ainda há muito dinheiro para emprestar. Não podemos retardar mais essas questões, pois estamos em um momento que qualquer recurso na mão dos profissionais e das empresas, para promover o desenvolvimento do país, é fundamental. Não faz sentido termos esses fundos e não cumprir o objetivo social da Mútua”, conselheiro Gilson de Carvalho Queiroz Filho.

“Quero cumprimentar a Mútua em nome dos diretores executivos Francisco Almeida, Carlos Vilhena Arício Resende, Giucelia Figueiredo e Waldir Costa Filho pelo didatismo da apresentação do relatório. Nos permite entender os objetivos e o que de fato está sendo, de uma maneira transparente, oferecido à nossa comunidade de profissionais”, conselheiro Luiz Antonio Corrêa Lucchesi.

 

Previous Next

Representante da categoria no parlamento

Os diretores da Mútua ainda prestigiaram a visita da deputada federal Marussa Cassia Favaro Boldrin (MDB/GO) ao Confea. A parlamentar é engenheira agrônoma, graduada pela Universidade de Rio Verde.

“Amo a nossa profissão, fui para a política pelo trabalho que sempre liderei em centro acadêmico e fui eleita com apoio da classe. Mas na câmara federal temos vários temas para defender. Precisamos estar juntos”, disse, informando que recebeu 80 mil votos e foi eleita vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, representando a região Centro-Oeste.

As homenagens ao Confea e aos profissionais terão prosseguimento na próxima sexta-feira (16), por meio de sessão solene a ser realizada no Congresso Nacional, a pedido do deputado federal Leônidas Cristino (PDT-CE), membro da Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional.

 

 

Alline Abreu (Com informações do Confea)

Fotos: Mark Castro/Confea