Menu fechado

ANS incluiu teste de COVID na lista de coberturas obrigatórias

Com isso, os planos de saúde conveniados à Mútua oferecem o teste sorológico para o novo Coronavírus

A partir de agora, os associados que utilizam os planos de saúde conveniados da Mútua poderão realizar o teste sorológico para o novo coronavírus. A medida atende a uma decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – que passou a valer na última segunda-feira (29) – e incluiu o procedimento na lista de coberturas obrigatórias, nos casos em que o paciente apresente ou tenha apresentado quadros de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda.
Os exames sorológicos detectam a presença de anticorpos produzidos pelo organismo após exposição ao vírus – pesquisa de anticorpos IgA, IgG ou IgM (com Diretriz de Utilização).
Até agora, os planos cobriam apenas o exame PCR, que detecta se o vírus da COVID-19 está presente no corpo. O exame de sorologia, por outro lado, é capaz de identificar se a pessoa já teve contato com o vírus da COVID-19 e se o sistema imunológico produziu anticorpos contra a doença.

Sintomas

A Síndrome Gripal envolve um quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória. Já a Síndrome Respiratória Aguda Grave apresenta desconforto respiratório ou dificuldade para respirar, além de pressão persistente no tórax ou saturação de oxigênio menor do que 95%, bem como coloração azulada dos lábios ou rosto.
O exame é feito com o uso de amostras de sangue, soro ou plasma e pode ser realizado por meio das técnicas de imunofluorescência, imunocromatografia, enzimaimunoensaio e quimioluminescência. Como a produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período de exposição ao vírus, esse tipo de teste é indicado a partir do oitavo dia de início dos sintomas. Além disso, o teste sorológico é de uso profissional e sua execução requer o cumprimento de protocolos e diretrizes técnicas de controle, rastreabilidade e registros das autoridades de saúde.

Planos de saúde oferecidos pela Mútua

A Mútua oferece planos com cobertura nacional ou regional, rede médica credenciada – com profissionais, clínicas, hospitais e laboratórios de referência, em todo o País – e que atende todas as coberturas médicas exigidas pela ANS. Além disso, o associado pode ter um plano de saúde coletivo por adesão, em condições especiais de preço e carência.
Saiba mais aqui no site, pelo telefone 0800 61 0003 ou pelo e-mail ticket.contato@mutua.net.br.

Fonte: Gecom Mútua (com informações da ANS)

Post relacionado

FONTES