Informações sobre atividades da Mútua na 77ª SOEA também foram apresentadas aos conselheiros federais na 1614ª Sessão Plenária do Conselho
Com a presença dos diretores regionais Paula Pinheiro (PA), Osvaldo Neves (RJ) e Márcio Sá (RN), a Diretoria Executiva da Mútua participou da 1614ª Sessão Plenária do Confea, na manhã desta quarta-feira (28), quando apresentou o relatório mensal da instituição aos conselheiros federais. Francisco Almeida, presidente, Carlos Vilhena, diretor de Benefícios, e Arício Resende, diretor financeiro, estiveram no Conselho Federal, cumprindo o rito de prestação de contas ao Plenário do órgão.
Dividido em duas partes, a explanação inicial foi feita pela Líder da Contabilidade da Mútua, a contadora Patrícia Cunha, que detalhou todo o histórico da construção da nova metodologia de custeio da Mútua, que foi pensada após evento da área realizado pelo Confea, em junho de 2021. Conforme explicou a gestora da Mútua, toda a equipe contábil da Mútua trabalhou na criação da metodologia que tem por base um novo cálculo de custeio, levando-se em consideração os conceitos do professor Domingos Poubel, do Sebrae, sobre atividade fim e atividade meio.
Para exemplificar a nova metodologia, Patrícia Cunha mostrou análises financeiras relativas ao superávit do primeiro semestre deste ano e detalhou os percentuais de custeio que hoje são aplicadas ao orçamento da Instituição. O princípio basilar da nova metodologia está ligado ao atendimento da missão da Mútua, que é oferecer os benefícios aos associados. “Esse é o nosso foco para cálculo de custeio, a finalidade da Mútua. Então, custeio é a missão da Mútua, está ligado à atividade fim”, explicou a contadora.
Toda a apresentação de Patrícia Cunha foi subsidiada pelo sistema de BI da Mútua, com relatórios dinâmicos em tempo real. Em um dos gráficos, a Patrícia mostrou o acompanhamento do custeio das atividades fim da Mútua. Conforme ela salientou, posteriormente à implantação da nova metodologia e desse acompanhamento, foi expedida a Norma 34 do Conselho Federal de Contabilidade, que estabelece diretrizes e padrões a serem observados na implementação do sistema de custos de recursos públicos. “Ficamos felizes que já estávamos com o trabalho em andamento quando da publicação da Norma 34 e, também, porque fomos convidados a publicar o case de sucesso em revistas do Conselho de Contabilidade”, ressaltou.
Outras informações
O segundo momento da apresentação aos conselheiros foi feito pelo presidente Francisco Almeida que informou dados importantes, como o aumento do quadro associativo da Mútua e as novidades que a Caixa de Assistência está preparando para a 77ª SOEA, na próxima semana. As atividades culturais do evento, com apresentações musicais e parcerias com estabelecimentos de Goiânia, são algumas das iniciativas que a Mútua vai oferecer aos participantes da SOEA.
Além disso, a Mútua vai assegurar aos inscritos no evento seguro de vida para coberturas de morte acidental e morte natural e despesas médicas, por meio de parceria com a MAG Seguros, e seguro viagem com coberturas adicionais para os associados participantes do evento. A parte da programação técnica também vai ter a assinatura da Mútua. Onze palestras têm o patrocínio do TecnoPrev, o plano de previdência complementar da Mútua, que também é o responsável pela programação cultural já citada.
Previous Next
Contribuições dos conselheiros
Após a explanação da Mútua, os conselheiros tiveram a oportunidade de sanar dúvidas, comentar a apresentação e de propor sugestões. “Quero parabenizar a gestão da Mútua, a contadora Patrícia Cunha por estar fazendo esse trabalho pioneiro e ao diretor financeiro Arício Resende. Não tenho dúvida que o trabalho seguirá de uma forma bastante positiva para todos os profissionais”, disse a conselheira Andréa Brondani.
O conselheiro Luiz Antonio Luchessi, que tem registrado em todas as apresentações dessa gestão da Mútua sua percepção dos avanços da Caixa de Assistência, afirmou que é uma satisfação ver o aprimoramento da Mútua. “Cada vez mais se explícita uma grandiosa instituição, que precisa ter uma gestão a sua altura e a altura da engenharia, da agronomia e das geociências. Quero parabenizar por essas boas notícias que tratam da governança”, ressaltou.
Direcionando suas palavras ao presidente Francisco Almeida, o conselheiro Genilson Pavão afirmou que “como sempre de forma muito transparente e clara, o senhor mostra aqui a evolução da nossa Mútua. Sobre isso não tenho muito mais a dizer, apenas dar mais algumas sugestões de melhoria”. O conselheiro também comemorou que uma de suas propostas já foi implantada: a Mútua, por meio do seu Clube de descontos, fez um convênio com uma empresa de instalação de energia solar para ofertar os serviços com desconto para os profissionais associados.
“Estive na Mútua e já sabia do trabalho da Patrícia e da equipe e parabenizo por esses dados, pela transparência e pela relevância. Também parabenizo a Mútua por romper a barreira dos 100 mil associados. Temos visto, Francisco, que sua gestão tem sido muito profícua, muito transparente e voltada realmente aos profissionais”, completou o conselheiro Daltro Pereira.
Finalizando, o conselheiro Mário Cavalcanti também parabenizou a Diretoria da Mútua e o corpo técnico da Instituição. “Os colaboradores têm trabalhado constantemente para o aprimoramento e melhoramento da Mútua e, trazer esse trabalho que está sendo feito com relação ao custeio da Mútua, é bastante esclarecedor não só a nós, mas, também, para quem nos ouve pela internet, os mutualistas de todo o país”, comentou.
A Sessão Plenária teve prosseguimento com as tratativas das Comissões do Confea, que trabalham os temas pertinentes ao exercício profissional de forma específica e aprofundada, para posterior apreciação pelos conselheiros. Nesta quinta (29) e sexta-feira (30) prosseguem as Sessões Plenárias de números 1615 e 1616, respectivamente.
Alline Abreu – Comunicação Mútua