Notícias

Ações institucionais e de fortalecimento das entidades são apresentadas pela Mútua no Confea

Para apresentar o Relatório Mensal da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, o presidente da instituição, eng. agrônomo Francisco Almeida, e os diretores executivos Financeiro, eng. agrônomo Arício Resende, Administrativa, eng.ª agrônoma Giucelia Figueiredo, e de Tecnologia, geólogo Waldir Costa Filho, estiveram na manhã desta quarta-feira (28/06) no Confea.

A explanação foi realizada no âmbito da pauta da 1.641ª Sessão Plenária do Conselho Federal e contemplou informações sobre importantes ações e projetos da Caixa de Assistência, em benefício aos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências, às entidades de classe e instituições ligadas a essas áreas e, também, a todo Sistema.

Dia Internacional das Mulheres na Engenharia


Mais um ato em homenagem às profissionais pelo Dia Internacional das Mulheres na Engenharia foi realizado pelo Confea durante a reunião. As mulheres presentes receberam um kit do Programa Mulher e foram convidadas para tirar uma foto simbólica representando todas as profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências e, também, as colaboradoras, servidoras e terceirizadas do Sistema Confea/Crea e Mútua.
“Nós temos mulheres grandiosas desbravando essa caminhada da importância da mulher na engenharia e da mulher sob o ponto de vista da sustentabilidade. Nosso reconhecimento ao Confea que tem essa ênfase, intensidade e a compreensão política da importância da mulher na engenharia e no nosso Sistema”, reconheceu a diretora da Mútua, Giucelia Figueiredo.

Giucelia Figueiredo

Relatório da Mútua
Algumas ações e projetos específicos da Mútua estiveram em voga na apresentação do presidente Francisco Almeida. Entre eles, o Divulga Mútua, o programa de patrocínios da Mútua, cuja criação e orçamento anual têm a aprovação do Plenário do Confea.

O presidente da Mútua pontuou que “os objetivos das parcerias do programa vão além de aumentar o número de associados da Caixa de Assistência”. Ele destacou que a ampliação do quadro associativo é consequência e acontece de forma orgânica. “Os principais resultados dessas ações são o fortalecimento e a valorização dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências, do Sistema Confea/Crea e Mútua e das entidades de classe”, frisou Francisco Almeida.

Francisco Almeida

Novos projetos: conforme preconiza a legislação que coordena a Mútua, a Caixa de Assistência pode oferecer seguros aos profissionais associados. Com o propósito de disponibilizar três tipos de seguros aos associados, explicou o presidente da Mútua, estão em andamento o planejamento e a construção de algumas iniciativas, via empresas especializadas.

O primeiro seguro será para cobertura dos profissionais associados que participarão da 78ª Soea, com uma apólice de assistência em viagens. O segundo, também nesses moldes de auxílio para viagens institucionais, terá como público o presidente do Confea e conselheiros federais, além dos diretores executivos e regionais da própria Mútua, em face de suas agendas institucionais. Já o terceiro projeto, que vai alcançar todos os profissionais associados à Mútua – desde que atendam às regras estabelecidas – fará a cobertura de Responsabilidade Civil dos Profissionais, em todas as suas ARTs emitidas a partir do início da vigência do seguro. Terão direito os profissionais associados que recolherem, pelo menos, cinco ARTs por ano. “Dessa maneira, acolhemos os profissionais associados e incentivamos o recolhimento de ARTs”, afirmou o presidente da Mútua aos conselheiros federais.

Waldir Costa Filho, Arício Resende e Giucelia Figueiredo

A apresentação foi sucedida pelas falas dos conselheiros, que buscaram sanar dúvidas, colher mais dados e informações e contribuir com as atividades da Caixa de Assistência. “Essa é uma parte do processo do Sistema Confea/Crea e Mútua, e é importante pelo ponto de vista dos trabalhos que estão sendo realizados pela Mútua, com o debate, por nossa Diretoria e pelos conselheiros, dos aspectos social, dos benefícios, financeiro e da sustentabilidade da Mútua. Existe um trabalho e um planejamento na Mútua que vem sendo conduzido de uma maneira transparente em todos esses aspectos”, contextualizou o diretor financeiro do Mútua, Arício Resende, sobre a apresentação do Relatório da Mútua na Plenária.

Em referência ao tópico discorrido pelo presidente da Mútua acerca do Divulga Mútua, o presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) e coordenador do Colégio de Entidades Nacionais do Sistema (Cden), o eng. agrônomo Kleber Santos, disse que as entidades do Colegiados estão satisfeitas com apoio que elas têm obtido da Mútua, via Divulga Mútua. “Existe o reconhecimento das entidades por esse apoio, dentro dos preceitos legais”, afirmou ele.

Arício Resende e Kleber Santos

Já a conselheira pelo Rio de Janeiro, eng.ª civil Carmem Petraglia, parabenizou a todo o Sistema pelo “progresso na assistência aos profissionais e empresas”, ao enfatizar a questão dos seguros: “é importante termos o fortalecimento desse segmento, principalmente na Engenharia Civil. Prestamos serviços especializados de grande relevância para a sociedade e, também, acredito que essa iniciativa possa gerar empregos para os profissionais, pois as seguradoras dos empreendimentos exigem o trabalho de profissionais registrados e qualificados”, sublinhou a conselheira federal.

 

Alline Abreu – ASCOM/Mútua