0800 161 0003

Ações da Mútua em conformidade com os ODS são apresentadas no 94º Enic

Encontro Nacional da Indústria da Construção é finalizado nesta quinta-feira (23)

O presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Francisco Almeida, foi um dos painelistas do 94º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O debate em que a Mútua esteve inserida abordou a Engenharia e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ocorreu na quarta-feira (22).

Com programação 100% on-line, o 94º Enic | Engenharia & Negócios repercute as principais discussões, soluções, sistemas e ferramentas para auxiliar a indústria e os profissionais nos desafios da atualidade. E os ODS são metas fundamentais para o desenvolvimento econômico e social, tais como mudanças climáticas, desigualdade e pobreza.

Durante o painel, Francisco Almeida pontuou as ações da Mútua que têm ligação, principalmente, com os ODS de números 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 9 (Indústria Inovação e Infraestrutura), sendo que estas estão inseridas em quatro macro áreas: empregabilidade e geração de negócios, melhoria da qualidade de vida, apoio a entidades profissionais e assistência financeira.

 

Ações como criação de um portal de empregabilidade da área tecnológica, promoção de iniciativas visando a formação continuada dos profissionais e outras foram elencadas pelo presidente da Mútua. “Nós estamos trabalhando para ter um diagnóstico dos profissionais da Engenharia do Brasil, qual a situação salarial, condições de trabalho, para sabermos como podemos ajudar e melhorar essa área”, destacou ele, referindo-se a um “censo” que será produzido em breve.

Outros importantes projetos deverão ser desenvolvidos pela Mútua em conjunto com a Unesco, por meio de um Convênio de Cooperação Técnica, como a criação de um Hub de Inovação e uma Cátedra da Engenharia, que inclui a tradução para o Português e o lançamento do Relatório da Engenharia nos ODS.

“A Engenharia, a Agronomia, as Geociências e a Mútua, como instituição assistencial, podem e devem contribuir com projetos e ações de responsabilidade social e cultural sustentáveis e, com isso, estamos ajudando nosso país e nossa sociedade a estarem mais perto dos ODS”, concluiu Francisco Almeida.

O painel “Engenharia nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS”, teve mediação do vice-presidente da Região Centro-Oeste da CBIC, Renato Correia, e além da participação do presidente da Mútua, Francisco Almeida, também contou com o coordenador de Ciências na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fábio Eon, a diretora executiva da Fundação Alphaville, Fernanda Toledo, e o diretor da DUX Arquitetura e Engenharia Bioclimática Ltda, Olavo Kucker.

 

Alline Abreu – Comunicação/Mútua