Notícias

Participem e acompanhem os Congressos Estaduais e o Congresso Nacional de Profissionais

Fóruns democráticos, criados para maximizar a participação de profissionais que  formulam diretrizes para o Sistema Confea/Crea e Mútua. Trienalmente acontecem reuniões regionais e estaduais preparatórias ao CNP

Você, profissional, sabe que pode contribuir com propostas e debates para aperfeiçoar o Sistema Confea/Crea e Mútua? Sim, isso é possível. Basta participar dos Congressos de Profissionais, organizados a cada três anos pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e os Conselhos Regionais (Creas), com o apoio da Mútua e de outras entidades. Divididos em três etapas – eventos precursores (locais), Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs) e o Congresso Nacional de Profissionais (cnp) – os encontros têm o objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação para o Sistema Confea/Crea e Mútua.

Dessa forma, profissionais podem contribuir com o desenvolvimento nacional da área tecnológica, com o propósito de ampliar a integração das entidades ligadas ao Sistema, com a sociedade civil e órgãos governamentais.

No Portal do CNP é possível acompanhar todas as informações sobre os encontros precursores, bem como sobre os Congressos Estaduais e o Nacional. Lá, também é possível verificar os dados, notícias, moções, além do cadastro e acompanhamento das propostas dos eventos atuais e passados. Mais informações podem ser obtidas, ainda, na notícia Confea dará início aos preparativos para o 11º CNP, de 29 de abril de 2021, que registra as decisões da Sessão Plenária n° 1.564.

Nesses eventos, profissionais de todo o Brasil, dirigentes, conselheiros regionais e federais e representantes diretos da base profissional formam o corpo crítico do Sistema, feito para formular propostas e oferecer, ao país, sua contribuição política por meio de documentos e sugestões que representem a soma da sensibilidade política com o conhecimento específico da ciência e da tecnologia – em cada uma das áreas que formam o conjunto de profissões da Engenharia, da Agronomia e das Geociências.

Como acontece o Congresso Nacional de Profissionais?

O CNP realiza-se a cada três anos, logo após a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA). Este ano, o 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) ocorre logo após a 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Goiânia (GO), de 6 a 8 de outubro. O tema deste ano é: Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências

Serão abordados três eixos temáticos:

  1. Inovação Tecnológica
  2. Infraestrutura
  3. Atuação Profissional

Para preparar o CNP, ocorrem duas etapas: os eventos precursores e os Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs). As atividades, no entanto, se iniciam em reuniões preliminares, muitas vezes informais, realizadas nas entidades de classe e nas instituições de ensino, ou até mesmo nas empresas.

Eventos precursores

São encontros locais, microrregionais e regionais, que precedem a realização dos CEPs e que pretendem apresentar, discutir, aprovar e encaminhar proposições para as Comissões Organizadoras Regionais. Após o debate, as proposições são sistematizadas, de acordo com metodologia própria, e encaminhadas à etapa seguinte, conforme cronograma estabelecido.

Congresso Estadual de Profissionais (CEP)

O Congresso Estadual de Profissionais (CEP) é um fórum organizado pelos Creas, nos estados, em parceria com as entidades de classe e instituições de ensino, que tem como objetivo eleger os delegados estaduais que irão participar do CNP e discutir os temas proposto para o CNP.

Cristiano Torres e Alline Abreu

Comunicação Mútua