Notícias

6º Congresso de Engenharia das Alagoas conta com a participação da Mútua

Foi finalizado no sábado (30/09) o 6º Congresso de Engenharia das Alagoas (CEA), evento do Clube de Engenharia de Alagoas e, que neste ano, bateu recorde de inscrições. Com o patrocínio da Mútua e do Confea, o CEA debateu a temática “Engenharia, a chave para o futuro” por meio de dezenas de palestras sobre temas atuais.

Os três dias de programação aconteceram no Jatiúca Hotel & Resort, em Maceió (AL) e foram iniciados no dia 28/09 com uma solenidade, onde esteve presente o diretor financeiro nacional da Mútua, o eng. agrônomo Arício Resende. “Quando temos um evento aqui, em Alagoas, é um prazer estar presente. Como sou de Sergipe, quando a Mútua é convidada para eventos da nossa região, logo me candidato a vir”, ressaltou.

Sobre a gestão da Caixa de Assistência, Arício Resende destacou a ampliação das parcerias com as entidades de classe. “Temos apoiado diversos eventos. Para se ter uma ideia, o orçamento do Divulga Mútua de 2023 ficou em 8 milhões, a nível Brasil. Assim, estamos presentes nos eventos junto às entidades de classe em todos os estados. Sabemos do importante trabalho realizado por elas e, para mim, são as células mais importante dentro do Sistema e sem essa base não existiria o Sistema. A Mútua sempre apoiará as entidades e instituições de ensino e em nosso planejamento para 2024 queremos aumentar ainda mais o valor destinado às parcerias”, finalizou o diretor da Mútua, desejando a todos um bom Congresso, com excelentes resultados.

De acordo com o presidente em exercício do Clube de Engenharia de Alagoas (CEA), eng. civ. Fernando Dacal, o sucesso do 6º CEA evidencia o reconhecimento dos profissionais. “Essa grande procura mostra como a nossa Engenharia alagoana demanda novas capacitações e especialistas, e também comprova a qualidade deste congresso, que já dá a certeza do grande evento que teremos”, declarou Dacal.

Na abertura do evento, o presidente em exercício do Crea-AL, eng. mec. Roberto Jorge Chaves de Barros, representou a presidência do Confea. Em seu discurso, Barros destacou a importância do tema “Engenharia, a Chave Para o Futuro”. “Precisamos estar sempre capacitados para fazer as entregas que a sociedade e o mercado esperam de nós, como cidades inteligentes, mobilidade urbana, preservação ambiental, exploração de novas fontes de energia e o uso racional dos recursos hídricos. Com o auxílio da tecnologia e do modelo BIM, estamos na vanguarda desse debate, e contamos com a colaboração de cada um dos presentes para tornar esse futuro uma realidade.”, disse Roberto.

Mulheres na Engenharia


Outra importante participação da Mútua no 6º CEA se deu com a palestra “Mulheres na Engenharia”, proferida pela diretora administrativa nacional, a eng. agrônoma Giucelia Figueiredo.

Sua participação ocorreu na sexta-feira, 29/09, dentro do eixo temático “Empreendedorismo e Gestão de Pessoas”. Giucelia elogiou o Clube de Engenharia de Alagoas por pautar reflexões tão importantes e disruptivas. “Qual profissional que queremos e como estamos nos colocando na sociedade. Esses são elementos absolutamente necessários, e, assim, saímos das pautas apenas tecnicistas. Hoje não farei aqui uma palestra, mas sim uma provocação”, frisou ela.

A diretora da Mútua levantou um dado interessante: 31% dos inscritos no Congresso eram mulheres. “Um avanço muito grande, e observando esse plenário vemos a fotografia da Engenharia nacional e de Alagoas, homens e mulheres, jovens e adultos, brancos e negros. Essa é a diversidade extraordinária do nosso povo, e que está dentro da Engenharia. Para falar da mulher na Engenharia não há como se dissociar do seu papel na sociedade”, refletiu Giucelia.

A todo momento durante sua fala, a diretora da Mútua trazia recortes históricos da luta das mulheres por mais espaços no mercado de trabalho e na sociedade e, também, instigava os presentes a pensarem sobre o tema na atualidade.

O 6º CEA ainda reuniu estandes para a divulgação e o atendimento das instituições. A equipe da Mútua-AL recebeu os profissionais com material da Caixa de Assistência, sanou dúvidas sobre os benefícios, anuidade, inscrições, entre outros.

 

Alline Abreu – ASCOM/Mútua (com informações do Crea-AL e do Confea)

Fotos: Mútua-AL e captura de tela do Youtube