Menu fechado

Salvador sedia Reunião das Caixas Nordeste

Diretores executivos e regionais debatem na capital baiana melhorias para os associados

Começou hoje (5), em Salvador (BA), a 14º edição da Reunião das Caixas Nordeste, reunindo as Diretorias Regionais de todos os estados do Nordeste, além da Diretoria Executiva. Presentes na reunião, os diretores da Mútua Paulo Guimarães, diretor-presidente, Jorge Silveira, diretor de Benefícios, Giucelia Figueiredo, diretora administrativa, e Cláudio Calheiros, diretor de Tecnologia. Também participou o ex-diretor geral da Mútua-BA e hoje coordenador nacional das Câmaras de Agrimensura do Confea, Joseval Carqueija.

O presidente Paulo Guimarães iniciou seu pronunciamento enfatizando a parceria do Crea-BA com a Caixa de Assistência local, ressaltando que onde existem atividades do Conselho, seja no interior e ou na capital, a Mútua sempre está presente. “Isso nós acompanhamos, não apenas porque a Diretoria Regional nos informa, mas, também, porque em qualquer publicação está lá o Sistema Confea/Crea e Mútua. Isso fortalece e precisamos estar unidos defendendo as Engenharias e a soberania nacional”, reforçou. Ele ponderou, ainda, que a Mútua é uma instituição jovem, em construção, e por isso é importante a contribuição de todos os diretores do Brasil.

A abertura da reunião contou com a presença do presidente do Crea-BA, Luís Edmundo Campos, um dos parceiros para a realização do evento na capital baiana, e que também discorreu sobre importância do trabalho conjunto entre o Conselho e a Mútua-BA. “Nós estamos o tempo todo atuando juntos, acredito que não tem sentido sermos um Sistema e não atuarmos sempre em parceria e unidos. É importante para fortalecermos a instituição e os profissionais”. O presidente do Conselho agradeceu, ainda, a Direx e a Diretoria baiana pela execução do projeto dos capacetes de segurança para instituições de ensino, explicando que “esse projeto foi bastante exitoso, e que os comentários no estado foram excelentes”. “Queremos mais, precisamos atender novos estudantes”, apontou Campos.

Renê Viana, diretor da CAA-BA, falou sobre as atividades da instituição

Em seu pronunciamento de abertura, o diretor geral da Mútua-BA, Emanuel Alves, disse que é fundamental os esforços da Mútua e do Crea pra execução de diversos projetos e que as parcerias que a Regional mantém para beneficiar seus associados, estão presentes, também, na reunião das Caixas Nordeste. “Não posso deixar de destacar o apoio da nossa agência do Banco do Brasil, da Mongeral e dos institutos de educação IQUALI e IPOG, que patrocinaram esse evento, fazendo com que não utilizássemos recursos próprios. Pra gente é importante, pois estamos o ano inteiro apoiando as entidades na divulgação dos seus serviços para os associados, então está é uma forma de retornar esse apoio”, destacou Alves.

Na oportunidade, o diretor da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia (CAA-BA), Renê Viana, representando seu presidente, Luiz Coutinho, fez uma rápida palestra sobre a entidade. O diretor trouxe alguns casos exitosos da entidade para compartilhar com os representantes da Mútua, com o objetivo de que algumas propostas possam ser viabilizadas também nas Caixas de Assistência do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Sabemos que existem especificidades em ambas, apesar da característica finalística ser assistencial. Nós, por exemplo, temos autonomia financeira e administrativa e, a própria OAB, por mais que seja uma autarquia, ela não recebe fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU), o que evidentemente facilita muitas questões. Mas, acreditamos que alguns projetos podem ser implementados no âmbito da Mútua. Estaremos a disposição para esse intercâmbio”, pontuou Viana.

Até essa terça-feira (6), os diretores estarão reunidos, discutindo questões internas das suas Regionais, junto a Diretoria Executiva. Além de troca de informações entre as entidades da Região Nordeste, é uma forma de passar para os gestores que ficam em Brasília a situação de cada região, buscando cada vez mais melhorias e benefícios para os associados às Caixas de Assistência.

O diretor da Caixa dos Advogados (quarto a partir da esquerda) foi recepcionado pelos dirigentes da Mútua Cláudio Calheiros, Jorge Silveira, Giucelia Figueiredo, Paulo Guimarães, e da Mútua-BA, Andersson  Ambrosio, Emanuel Alves e Marcos Dantas

Fonte: Mútua-BA
Fotos: Clécio Max

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FONTES