Notícias

Presidente faz apresentação no 10º CEP-PA

A Mútua e suas ações visando o fortalecimento da Engenharia e da Agronomia foi o tema da palestra de Paulo Guimarães

O 10º Congresso Estadual de Profissionais do Pará (CEP-PA), na capital Belém, contou com três dias de intensa programação. O evento, que foi realizado nos dias 26 a 28, é a principal oportunidade para que profissionais debatam, sugiram e reúnam subsídios para melhorias nas profissões regidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua.

No primeiro dia do CEP, durante a abertura, lideranças do Sistema destacaram os desafios para o futuro do exercício das profissões regidas pelo sistema Confea/Crea e Mútua. A mesa principal foi composta pelo presidente do Crea-PA, eng. civil Renato Milhomem; o chefe de gabinete do Confea, eng. agr. Luiz Antonio Rossafa; o presidente da Mútua, eng. civil Paulo Roberto Guimarães; a coordenadora da Comissão de Organização do CEP, eng. amb. Paula Pinheiro; o secretário de Transportes do Pará, eng. civil Pádua Andrade; o presidente do Sinduscon, eng. civil Alex Dias Carvalho; e o presidente da ABENC-PA, eng. civil Alexandre de Moraes Ferreira.

Paulo Guimarães, ao centro, recebe o agradecimento pela palestra no 10º CEP-PA. Ao seu lado, Paula Pinheiro, Ana Maria Faria, Renato Milhomem e Gilmário Drago

“Na velocidade e na rapidez com que as coisas acontecem e se inovam, o profissional precisa estar antenado nas novas tecnologias e demandas econômicas, sociais e culturais de um mundo em constante transformação. Este Congresso é uma oportunidade que o sistema possibilita aos profissionais discutirem os rumos da nossa engenharia e da nossa agronomia, através da discussão e da formulação de propostas que serão julgadas e, caso aprovadas, encaminhadas para o Congresso Nacional de Profissionais”, disse Milhomem.

Logo após a aprovação do regimento do Congresso, aconteceu a palestra do engenheiro agrônomo e chefe de Gabinete do Confea, Luiz Antonio Rossafa. Ele falou sobre o tema central do CEP: Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o desenvolvimento nacional.

Sob o olhar de uma plateia atenta, o engenheiro trouxe números e informações importantes que retratam o momento atual não apenas da área tecnológica no Brasil, mas também de diversos fatores socioeconômicos do país. Ele falou, ainda, sobre inovações tecnológicas, recursos naturais, atuação profissional e das empresas de engenharia, infraestrutura e os desafios que o Brasil enfrenta no presente para a melhoria da área no futuro.
Os diretores regionais da Mútua-PA, eng. agr. Ana Maria de Faria (diretora geral) e eng. eletric. Gilmário Drago (diretor administrativo), também participaram do Congresso.

Mútua: fortalecimento da Engenharia e da Agronomia
A palestra do presidente da Mútua, Paulo Guimarães, aconteceu no segundo dia do CEP. Ele falou sobre a Mútua e suas ações de visando o fortalecimento da Engenharia e da Agronomia, enfatizando que, ao apoiar os profissionais e oferecer o suporte necessário para suas atividades, a Caixa de Assistência contribuiu com a área tecnológica como um todo e com a sociedade.

Guimarães deu detalhes sobre o que vem sendo estudado para que os benefícios ofertados aos profissionais mutualistas sejam cada vez melhores, destacando as vantagens de cada segmento que a Mútua trabalha. Ao ensejar que mais e mais profissionais venham para a Mútua, o presidente ainda ressaltou que são incontáveis os benefícios sociais que valorizam o profissional que se associa.

Outro temas importantes foram abordados em palestras e nos debates do CEP, entre eles, inovações tecnológicas, o papel da Engenharia e da Agronomia na utilização dos recursos naturais, os rumos da formação profissional brasileira, governança das empresas de Engenharia e obras públicas e inovações e tecnologias voltadas para a segurança de barragens.


 
Fonte: Gecom/Mútua (com informações do Crea-PA)
Fotos: Crea-PA