Menu fechado

Palestra do Novembro Azul reúne colaboradores da Mútua em todo o país

Em todo o país, ações promoveram a campanha em defesa da saúde dos homens

Além da palestra, o médico urologista Dr. Eduardo Augusto de Araújo também respondeu dúvidas dos participantes

Na sexta-feira (19) – data em que é comemorado o Dia Internacional do Homem – a Mútua realizou a palestra A importância da prevenção e do diagnóstico Precoce do Câncer de Próstata, ministrada pelo médico urologista Dr. Eduardo Augusto de Araújo – numa parceria com a SulAmérica Saúde. A apresentação foi transmitida pela internet, a partir do auditório do Edifício Sede, em Brasília, para colaboradores de todo o país, com a presença dos diretores Arício Resende (financeiro) e Giucelia Figueiredo (administrativa).   

No Sistema Confea/Crea e Mútua, mais de 80% dos profissionais registrados são homens, o que confere ao Novembro Azul um caráter de grande relevância. A campanha internacional é realizada todos os anos, nessa época, para chamar a atenção dos homens sobre a importância de se prevenir contra o câncer de próstata.

Saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, doenças crônicas como diabetes e hipertensão, entre outros pontos, foram abordados na apresentação, que também contou com perguntas realizadas pelo público presente, em Brasília, e pela internet, a partir de outras unidades da federação.

Os diretores Arício Resende e Giucelia Figueiredo defenderam a importância da solidariedade e do acolhimento para com as pessoas que enfrentam o desafio do câncer

“Da mesma forma que promovemos diversas atividades para o Outubro Rosa, assim também é feito com o Novembro Azul”, explicou a diretora Giucelia. “Nós temos o prazer, mas também a obrigação de nos envolver nesses debates, numa demonstração de que a Mútua está atenta à esses grandes temas nacionais – o combate aos cânceres de mama e de próstata. O câncer de próstata não é um problema exclusivo dos homens, a doença envolve e atinge todos ao seu redor, familiares e amigos. É preciso atenção, prevenção e, principalmente, solidariedade e acolhimento”, defendeu.

O diretor Arício Resende falou sobre a importância do combate aos cânceres de mama e de próstata, e fez também um relato sobre como foi enfrentar um câncer em família, destacando a importância também da parceria entre homens e mulheres. “Acompanhar e estar junto de seu pai, de seu filho, marido ou de sua mulher é fundamental para enfrentar esses desafios. Só quem passa por isso pode compreender a importância de se ter o apoio da família”, ressaltou.  

História

Conhecida como “Novembro Azul”, a campanha internacional pela saúde masculina é realizada em todo o mundo, desde 2003. Sua origem vem da Austrália, com o movimento “Movember”, oriundo da junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro em inglês). A iniciativa ganhou força, sendo adotada por vários países, inclusive o Brasil. O objetivo principal é mudar os hábitos e atitudes do público masculino em relação a sua saúde e seu corpo, incentivando, assim, o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de próstata.

Em todo o país, colaboradores mostraram apoio à campanha em prol da saúde masculina

Após a palestra, os colaboradores de Brasília se reuniram para registrar o importante momento
Caixa-GO
Equipe da Caixa-MS
Equipe da Caixa-RJ
Camisetas da equipe do PI

Fonte: Gecom Mútua.  

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FONTES