Menu fechado

“Mútua: uma instituição essencial”, destaca Paulo Guimarães no Encontro de Líderes do Sistema

Paulo Guimarães sobre a criação da Mútua: percepção de pessoas idealistas e visionárias foi tão precisa, que há 42 anos os objetivos continuam sendo atingidos

Ouvido por cerca de 800 pessoas, entre elas, diretores executivos e regionais da Mútua, conselheiros federais e regionais, presidentes de Creas e de entidades de classe, coordenadores de Câmaras Especializadas, inspetores, profissionais e estudantes, Paulo Guimarães, presidente da Mútua, reafirmou sua enorme honra em representar “a essencial Instituição que é a Mútua”.

A declaração compôs seu discurso na abertura do 9º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, na manhã dessa quarta-feira (12), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O evento segue até essa sexta-feira.

Continuando, Paulo Guimarães lembrou que em 1977, “profissionais com uma visão que ia além do convencional e preocupados com a estabilidade e qualidade de vida e mesmo a sobrevivência dos profissionais com registro no Crea” criaram a Caixa de Assistência.

“A percepção dessas pessoas idealistas e visionárias foi tão precisa que há 42 anos os objetivos continuam sendo atingidos. Claro, de forma cada vez mais abrangente e com as atualizações que o passar do tempo exigiu, mas sempre dentro da legalidade da Lei 6496 e respeitando o equilíbrio econômico-financeiro da Instituição”, destacou.
Ensejando um evento profícuo, o presidente da Mútua encerrou suas considerações enfatizando que a Instituição está à disposição para a execução dos projetos e diretrizes do Sistema em prol da sociedade e dos profissionais.

A solenidade contou, também, com a presença de parlamentares que integram a Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional e que acompanham a tramitação de projetos de lei de interesse da área tecnológica, entre eles o senador Chico Rodrigues (DEM-RR), o deputado federal e engenheiro civil Leônidas Cristino (PDT-CE) – presidente da Frente -; a deputada federal e engenheira civil Leandre Dal Ponte (PV-PR); o deputado federal Ricardo Izar (PDT-SP), a deputada federal Flávia Moraes (PDT-GO), o deputado federal e engenheiro civil José Carlos Schiavinato (PP-PR), a deputada federal professora Marcivânia (PCdoB-AP), o deputado federal e engenheiro civil João Campos (PSB-PE) e o deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP). O senador Izalcy Lucas (PSDB-DF) esteve representado por seu assessor Nilo Cerqueira.

Mobilização e Sustentabilidade
Ao se dirigir aos participantes, Joel Krüger, presidente do Confea, destacou a agenda do evento “que mobiliza centenas de lideranças oriundas de entidades de classe, instituições de ensino e sindicatos, que integram o nosso sistema profissional, composto por mais de um milhão de profissionais e aproximadamente 265 mil empresas das áreas tecnológicas”. Para Krüger, “o país precisa das diversas modalidades das engenharias, da agronomia, da geologia, da geografia, da meteorologia, dos tecnólogos e dos técnicos de segurança do trabalho que funcionam como as molas propulsoras do desenvolvimento consistente e sustentável do país”.

Dispositivo de honra
O dispositivo de honra da cerimônia de abertura do 9º Encontro de Líderes foi composto pelos presidentes do Confea, eng. civ., Joel Krüger, e do Crea-DF, eng. civ., Fátima Có; pelo eng. civ. e vice-presidente do Confea, Osmar Barros Jr.; pelo senador Chico Rodrigues (DEM-RR); pela deputada federal Flávia Moraes, do PDT de Goiás; por Marcelo Tretin, secretário-adjunto de Assuntos Institucionais do Ministério Público do Trabalho; pelo eng. civ. Paulo Guimarães, presidente da Mútua; por Valmor Pietsch, eng. agric. e coordenador do Colégio de Entidades; por Antônio Aragão, eng. civil que coordena o Colégio de Presidentes de Creas, e também pelo coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil, Carlos Eduardo Domingues e Silva.

 

Fonte: Gecom/Mútua (com informações do Confea)

Fotos: Dimmy Falcão

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FONTES