Menu fechado

Mútua-BA apresenta Divulga Mútua em evento para entidades de classe

Marcos Dantas (primeiro a partir da esquerda) no evento do Crea para as entidades de classe

A Mútua-BA participou ontem (16) do Encontro de Formação para Entidades de Classe, promovido pelo Colégio de Entidades Regionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), no auditório do órgão das 8h às 18h. O objetivo da reunião foi estimular a criação de instituições voltadas a Engenharia, Agronomia e Geociências na Bahia e, consequentemente, tornar o sistema Confea/Crea e Mútua mais robusto.

Para o diretor administrativo da Mútua-BA, Marcos Dantas, a iniciativa do colegiado foi importante para o Sistema, pois “os temas discutidos nortearão as ações das entidades de classe na Bahia. Espera-se que os resultados sejam estratégicos e disruptivos para as entidades”, declarou.

No período da tarde, a Caixa de Assistência realizou uma apresentação sobre o Divulga Mútua, plataforma online de solicitação de apoio financeiro para que as entidades e os Creas promovam cursos, eventos e demais atividades voltadas aos profissionais. A apresentação realizada pela colaboradora da Mútua-BA, Vanessa Costa, teve como ponto principal destacar a necessidade de manter as certidões de regularidade fiscal da entidade sempre em dia para solicitação de recursos, além de orientar quanto a inserção de solicitações e, um dos itens mais importantes, a contratação das empresas que prestarão os serviços para as entidades, que também devem ter certidões regulares e estarem aptas para fornecimento do serviço/produto.

“Muitas entidades fazem a solicitação no sistema, mas param no meio do caminho ou é rejeitada por conta de não atender os normativos da Mútua, que segue o Direito Administrativo em todos os seus atos. Por isso, é importante falarmos dos pontos mais críticos do Divulga Mútua não apenas neste evento, mas em outros que envolvam as entidades. Também disponibilizamos horário para que as entidades possam enviar seus representantes para treinamento básico em nossa sede ou até mesmo na própria entidade”, destacou o diretor geral Emanuel Alves.

Emanuel Alves (primeiro a partir da esquerda) destacou a importância de disseminar as informações sobre o Divulga Mútua

Entidades de Classe

As organizações são importantes para dar visibilidade e fortalecer a atuação profissional. Atualmente estão registradas no Crea 11 instituições, sendo 9 na capital e 2 no interior do estado: Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Departamento da Bahia (Abenc), Associação Baiana dos Geólogos (ABG), Associação dos Engenheiros Agrimensores do Estado da Bahia (Aseab), Clube de Engenharia da Bahia (Ceb), Associação dos Engenheiros eTécnicos da Costa do Decobrimento (Associenge), Associação Baiana de Engenharia de Segurança (Abese), Associação Baiana dos Engenheiros de Minas (Abem), Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia da Bahia (Ibape), Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge), Associação Profissional dos Geógrafos da Bahia (Aprogeo) e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Luis Eduardo Magalhães (Agrolem).

De acordo com o presidente do Crea-BA, Luis Edmundo Campos, a realização do evento é estratégica como um elemento de motivação e fortalecimento da atuação das entidades. “Nossa gestão tem como um valor fundamental o fortalecimento das entidades, por acreditar que elas são a base de sustentação do Sistema. Temos também lançado a ideia nas cidades do interior, para que sejam criadas mais entidades e, desta forma, as nossas profissões ganhem mais representatividade. Esperamos que o encontro alcance todas as expectativas”, observa.

Fonte e fotos: Mútua-BA

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FONTES