Notícias

Mais de 300 participantes do 10º Congresso Estadual de Profissionais reúnem-se em Foz do Iguaçu (PR)

Auditório lotado para debater o desenvolvimento nacional e ações para uma maior integração com a sociedade e com entidades governamentais

Na tarde de quarta-feira (31), aconteceu a abertura do 10º Congresso Estadual de Profissionais do Paraná, realizado pelo Crea-PR em Foz do Iguaçu, com apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e da Mútua. O evento é realizado a cada três anos, seguido da etapa nacional, que este ano será realizada em setembro em Palmas (TO). Com o tema geral ‘Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional’, o evento tem o objetivo de avaliar, debater e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, com a participação de profissionais das áreas afetas ao Sistema Confea/Crea, com benefícios ao desenvolvimento nacional, além de maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

No dispositivo de honra da solenidade estavam o presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha de Oliveira, o presidente do Confea e presidente na gestão anterior do Crea-PR, engenheiro civil Joel Krüger, representando o prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda Brasileiro, o secretário municipal de Planejamento e Captação de Recursos, engenheiro eletricista Elsidio Emílio Cavalcante, o presidente da Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais, engenheiro civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães, representando o Plenário do Crea-PR, a coordenadora do Comitê Mulheres, a conselheira e engenheira agrônoma Daniela Alves dos Santos, o coordenador da Comissão Organizadora Regional do 10º CEP, engenheiro civil Samir Jorge, e representando todos os Colégios, o coordenador regional do Colégio de Entidades de Classe (CDER), geógrafo Danilo Giampietro Serrano.

Dispositivo de honra da abertura do 10º CEP-PR

Importância da participação dos profissionais e a defesa do Sistema Profissional em destaque

O Presidente Ricardo disse ser uma enorme satisfação receber os congressistas, agradeceu os apoios do Confea e da Mútua, e falou da importância da participação do Comitê Mulheres. Dirigindo-se ao coordenador Samir Jorge, agradeceu a toda a Comissão Organizadora do 10º CEP pelo “excelente trabalho e esforço, realizando as preparatórias nas 35 Inspetorias do Crea-PR e depois nas oito Regionais, culminando com esse evento que traz as propostas de profissionais de todas as regiões do Estado”. O Presidente lembrou ainda de todos os coordenadores dos Congressos anteriores, que contribuíram para essa história de sucesso até chegar neste ano. E afirmou: “tenho certeza que teremos um bom Congresso, tivemos as propostas muito bem elencadas para dar cada vez mais qualidade ao Sistema e pela defesa deste Sistema e de nossos profissionais, pois os Conselhos têm papel estratégico para nossas profissões e para a defesa da sociedade”. Para Rocha, “este evento mostra que as sugestões pela melhoria do Sistema veem das bases, dos profissionais de todas as regiões do estado”.

Joel Krüger disse que “esses Congressos Estaduais são uma fase importante da organização para que se chegue no Congresso Nacional preparado para discutir as estratégias da Engenharia, da Agronomia e das Geociências para o desenvolvimento nacional”. Ele ainda completou que “vivemos um momento delicado para o Sistema Confea/Crea e Mútua e para todos os Conselhos Profissionais, pelo interesse na desregulamentação das profissões, nociva aos interesses, à soberania e ao desenvolvimento nacional, e na flexibilização da entrada de profissionais e empresas estrangeiras. Precisamos fazer frente a todas essas pressões para garantir o exercício profissional adequado da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, atendendo os interesses maiores da sociedade brasileira”.

Paulo Guimarães

Paulo Guimarães diz ter “orgulho de como a Mútua-PR tem se aproximado dos profissionais e das entidades de ensino, além do apoio do presidente Ricardo Rocha, com o planejamento de trabalhos em parceria que tem sido desenvolvido. Desejo um excelente Congresso, e que as propostas do Paraná sejam bem defendidas e incorporadas no 10º CNP”.

A conselheira Daniela Alves agradeceu o apoio do presidente Ricardo Rocha ao Comitê Mulheres, e aproveitou a oportunidade para convidar as participantes para prestigiarem o encontro do Comitê e o debate sobre a proposta para a criação de Comitês Regionais de Mulheres.

O coordenador da Comissão Organizadora do 10º CEP falou do trabalho coletivo de muita dedicação, que começou há vários meses. “O processo para este Congresso nos dá o norte para o que queremos do ponto de vista das necessidades que o país e nossa região pedem para o exercício profissional e para o futuro das nossas profissões”, disse. Além disso, ele agradeceu todos os funcionários do Sistema pelo comprometimento e pelo trabalho coletivo que “buscou o aprimoramento do processo para oferecer a melhor condição para que todos pudessem fazer as melhores propostas neste momento em que a nossa profissão requer atenção. Desejo um evento que traga de fato propostas importantes, fundamentadas e que consigamos impor nossas propostas que serão levadas ao evento nacional de sistematização”, conclui o Engenheiro.

O coordenador do CDER, Danilo Serrano, fala que este é um “espaço legítimo para a apresentação de propostas que visam a melhoria da eficiência e da eficácia da organização profissional, além da fiscalização do exercício das profissões regulamentadas. Tenho total confiança de que todos os profissionais aqui presentes farão um ótimo trabalho, discutindo e aprovando as melhores propostas e elegendo delegados que irão representar nossas intenções no Congresso Nacional de Profissionais”.

Diretores executivos e regionais: Harlon Ferreira, diretor financeiro da Mútua-PR; Luiz Eduardo Caron, diretor administrativo da Mútua-PR; Jorge Silveira, diretor de Benefícios da Mútua; Paulo Guimarães, presidente da Mútua; e Júlio Russi, diretor geral da Mútua-PR

Palestra

Após a cerimônia de abertura o presidente do Confea, Engenheiro Civil Joel Krüger, realizou uma palestra seguida de debate com o tema ‘Estratégias da Engenharia, Agronomia e Geociências para o desenvolvimento nacional’.

O 10º Congresso Paranaense de Profissionais (CEP) encerrou na sexta-feira (2) com a aprovação das 20 propostas paranaenses que serão apresentadas no Congresso Nacional de Profissionais (CNP) em Palmas, no próximo dia 20 de setembro, e a eleição dos 24 delegados que defenderão estas mesmas propostas durante o CNP. “Os debates foram qualificados e chegamos a um conjunto de propostas com excelente conteúdo, para serem levadas ao CNP”, destacou o presidente do Crea-PR.

A representatividade feminina entre os delegados escolhidos é a maior na história do CEP e foi citada pelo Presidente do Crea-PR durante sua fala. “Além de termos a eleição do maior número de mulheres, elas também estão entre os mais votados, parabéns a todas e a todos os eleitos”, comemorou Ricardo Rocha.

Propostas

As 20 propostas aprovadas pelos profissionais presentes no evento vão ao encontro do tema deste ano: ‘Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento  Nacional´ e permearam os cinco eixos Inovações Tecnológicas; Recursos Naturais; Infraestrutura; Atuação Profissional e Atuação das empresas de Engenharia.

Plenária

No período da tarde, ainda em Foz do Iguaçu, foi realizada a Plenária nº 971, que votou os processos das Câmaras dos últimos dois meses, aprovou o Regimento Interno do Crea (Resolução 1.074) e as finanças que, em 2019, estão todas dentro do esperado.

 
Fonte e fotos: Crea-PR