0800 61 0003 - atendimento@mutua.com.br

PORTABILIDADE

Você está aqui: Inicial » Portabilidade

O que é portabilidade?

A transferência de recurso entre planos de previdência complementar, conhecida no mercado como portabilidade é prerrogativa garantida a todos os participantes de planos que queiram se utilizar do artifício para buscar maiores rentabilidades.

Esse mecanismo faz parte de um conjunto de medidas inseridas na legislação vigente que protege e oferece mais segurança ao patrimônio dos participantes. Sem dúvida, a portabilidade responde como o principal meio de decisão do qual o participante pode utilizar o seu livre arbítrio pela preferência naquela administradora que representa a melhor alternativa para administrar o seu recurso. A portabilidade pode ser requerida junto à administradora pelo participante sem qualquer custo ou ônus. Com isto, surge pelo menos uma preocupação que gostaríamos de alertá-lo: As artimanhas que algumas administradoras podem utilizar para omitir determinadas informações de interesse financeiro.

A omissão diz respeito a falta de transparência nos encargos e no custo para administrar o recurso/patrimônio (aqui entendidos como contribuições acumuladas mais rentabilidade obtida durante sua permanência no plano), ou seja no quanto lhe custará a opção por outra administradora. Neste caso, fundamentalmente, deve ser estudado as taxas cobradas pela empresa que propõe a portabilidade, por isso somente faça a transferência após saber efetivamente o quanto isto lhe custará. A dica é: A previdência é investimento à longo prazo e, portanto, não há porque tomar decisão precipitada. Seja sábio. Após ter sondado e obtido a certeza das taxas cobradas, faça a proposta do plano oferecido no menor valor da contribuição e acompanhe efetivamente a evolução durante 6 ou 12 meses. Continue mantendo o seu plano atual, ainda que o novo plano oferecido realmente atinja suas expectivas, pois ele servirá como parâmetro de rentabilidade e acompanhamento permanente. Abra uma nova previdência e passe a destinar parte de sua contribuição para esse novo plano e acompanhe periodicamente a evolução das duas alternativas. No final do período decida qual plano merece receber um percentual maior de investimento.

Para quem deseja fazer a portabilidade do seu plano atual para o Tecnoprev, a Mútua Caixa de Assistência disponibiliza um serviço personalizado, através de um setor específico que auxilia o participante a oficializar o requerimento junto ao seu plano original.

PESQUISAR