Menu fechado

Associação de engenheiros realiza Seminário de Acessibilidade em Curitiba

Iniciado nesta quarta-feira, 23, encontro realizado em parceria com o Crea-PR promove os direitos das pessoas com deficiência

O evento iniciou nesta quarta-feira com a realização de vivências, no calçadão da Avenida Luiz Xavier, no centro de Curitiba. O objetivo é que as pessoas conheçam as dificuldades encontradas por deficientes e idosos

O II Seminário Metropolitano de Acessibilidade e Direitos das Pessoas com Deficiência – realizado pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Departamento do Paraná (Abenc-PR), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR) – iniciou em Curitiba (PR) na manhã desta quarta-feira (23), com a realização de ‘Vivências’, no calçadão da Avenida Luiz Xavier, na conhecida Boca Maldita, no centro de Curitiba.

A Mútua participa das diferentes atividades e patrocina a realização do evento, que continua até a sexta-feira (25), e conta com palestras, debates e visita às obras viárias executadas pela Prefeitura Municipal de Curitiba na Rua Voluntários da Pátria, para atender condições de acessibilidade e mobilidade urbana.

“É um evento muito importante, não só para a cidade de Curitiba, mas para toda a região, e que recebeu muita procura de profissionais e estudantes. Além disso, também é importante disseminar a acessibilidade entre as pessoas que trafegam em nossas ruas, bem como mostrar as diferentes dificuldades enfrentadas por idosos e pessoas com deficiência”, explica o diretor geral da Mútua, Julio Cesar Vercesi Russi.

Outra atividade ocorreu no mesmo horário, no hall de entrada do prédio da Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina (Unisociesc).  Para a concretizar as vivências, o evento conta com apoio de diversas Secretarias Municipais de Curitiba, entre as quais a de Educação e a de Esporte, Lazer e Juventude.

Já as demais etapas do evento acontecem nas instalações da Unisociesc, uma das entidades apoiadoras do evento. Às 19h30, acontece, no Auditório da instituição, a Cerimônia de Abertura do Seminário, seguida pela Palestra Magna do evento, proferida pelo Médico Rui Fernando Pilotto, com o tema Acessibilidade e Direitos das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência.

A programação traz palestras sobre temas como Centro Hospitalar de Reabilitação: Acolhimento e Inclusão, Arborização Pública Viária: Conflitos e Ações, Envelhecimento Humano e os Ambientes Urbanos: o Seu, o Meu, o Nosso Direito, Inclusão e Empregabilidade da  PcD, Acessibilidade e a Pessoa Surda, A Mobilidade das Pessoas com Deficiência Visual nas Cidades, entre outras apresentações.

Mais informações sobre os eventos e as palestras realizadas podem ser obtidas aqui.

Fonte: Crea-PR / Com inserções da Gecom Mútua.

Fotos: Caixa-PR.

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FONTES