Menu fechado

A Mútua é uma 150 Melhores Empresas para Trabalhar, em 2018

As companhias que se destacaram pela gestão de pessoas e pelo bom clima organizacional foram premiadas pela revista VOCÊ S/A nesta semana. A Caixa de Assistência foi uma das escolhidas

As empresas que mais se destacaram em 2018, pela gestão de pessoas e pelo bom ambiente organizacional, foram premiadas na terça-feira, 6, numa cerimônia em São Paulo, que contou com a presença de mais de 700 convidados. No evento, a Mútua foi escolhida como uma das 150 melhores do país.
Na cerimônia, a organização foi representada pela superintendente da Instituição, Vivianny Barros de Azevedo, pela chefe do Setor de Gestão de Pessoas, Kallyne Gomes Santos, pelos diretores administrativo, Júlio Fialkoski, e de Tecnologia, Lúcio Aparecido dos Anjos, e pela gerente financeira Lucinéia Rodrigues da Silva Lopes.
A premiação é o resultado de uma pesquisa realizada pela equipe do Guia VOCÊ S/A – As 150 Melhores Empresas para Trabalhar, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA). A edição deste ano contou com a participação de 500 empresas, inscritas voluntariamente para a análise.
Mais de 270 mil empregados participam do levantamento. Além disso, a redação da revista percorre 96 cidades, em 21 estados distribuídos pelas cinco regiões do país, para conhecer as 291 organizações participantes.
As organizações que lideram cada um dos 21 setores da economia são homenageadas durante a cerimônia de premiação. A Mútua está classificada entre as organizações de Serviços Diversos e recebeu este ano o Índice de Felicidade no Trabalho (IFT) equivalente a 73,1.
Pesquisa
A pesquisa é baseada no Índice de Qualidade do Ambiente de Trabalho (IQAT) –  no qual os funcionários avaliam as organizações, com 65% do peso da nota – e no Índice de Qualidade de Gestão de Pessoas (IQGP) – em que a FIA e a VOCÊ S/A avaliam as práticas das organizações –, com peso de 35% na nota final.
A pesquisa nasceu em 1997 e ganhou a parceria da FIA em 2006. O levantamento, que completa 21 anos em 2018, avalia a satisfação e a motivação dos funcionários no ambiente de trabalho e é a única pesquisa de clima organizacional do país que conta com uma etapa qualitativa: a visita do jornalista. Participam 200 companhias, em todas as regiões do Brasil, com entrevista dos funcionários e verificação in loco da percepção deles sobre as práticas de gestão de pessoas.
Ao final do processo, as empresas que participam de todas as etapas recebem o Sumário Executivo, documento que exibe o desempenho da companhia e compara as notas para cada item avaliado, com as médias das Melhores Empresas.

A superintendente Vivianny Barros de Azevedo conta que descobriu o prêmio em 2009 e logo percebeu o potencial da Mútua, que possuía todos os requisitos necessários para estar entre as 150 melhores empresas para se trabalhar. Na época, a Diretoria Executiva concedeu permissão para inscrever a Instituição.
“Indo mais fundo, percebi que estar entre as melhores não significava apenas faixa salarial. Era muito mais e tratava-se de termos as melhores práticas de Recursos Humanos do país, estarmos entre as empresas que valorizam seus colaboradores e sabem a importância das pessoas nas organizações”, reconhece Vivianny.
“Em 2015 a Mútua retomou a pesquisa, com o propósito de colocar as melhores práticas de RH como meta. E com o apoio de todos, conquistamos este lugar: entre as 150 melhores empresas para se trabalhar no país. É uma vitória de todos nós”, comemora.
“A Mútua participa desde 2010 e angariou avanços consideráveis nesse período”, explica a chefe de Gestão de Pessoas, Kallyne Gomes Santos. “Na pesquisa deste ano, por exemplo, a resposta à questão Recomendaria esta empresa como excelente lugar para se trabalhar para amigos e parentes obteve o índice equivalente a 97,6, a mais alta entre as empresas”, conta.  
Outros quesitos que tiveram melhor desempenho: Na minha equipe as pessoas estão sempre dispostas a ajudar umas às outras, cujo índice alcançou 90,4; e Gosto do trabalho que realizo hoje nesta empresa, que chegou a 96,2. “Desde 2010, nosso desempenho melhorou bastante”, relata Kallyne. “E o maior crescimento se deu na área de Gestão do Perfil da Liderança, passando de 60,6, há 8 anos, para 83,2, agora; isto é, melhora acima dos 20%”, comemora.
O Guia VOCÊ S/A – As 150 Melhores Empresas para Trabalhar foi lançado na quarta-feira, dia 7, e está disponível nas bancas, tablets e celulares. Veja a lista completa das 150 melhores empresas.

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FONTES