Menu fechado

77ª Soea é lançada durante Encontro do Sistema Confea/Crea e Mútua

Evento será realizado de 2 a 5 de agosto, em Goiânia (GO), e as inscrições já estão abertas

Em seu discurso, o presidente da Mútua, Paulo Guimarães, destacou o papel da Mútua na realização da Soea, como parceira e apoiadora dos Creas e de suas delegações 

A 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) foi lançada nessa quarta-feira (12), em Brasília, durante o 9º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. O evento, cujo tema é Cidades: Tecnologia e Sustentabilidade, ocorre entre 2 e 5 de agosto, em Goiânia (GO). A Mútua esteve presente na cerimônia, que contou com a participação de representantes da área tecnológica de todo o país.

O evento teve início com a apresentação das três primeiras inscrições para o encontro: dos presidentes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger; da Mútua, Paulo Guimarães; e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO), Francisco Almeida. As inscrições do público em geral, para a 77ª Soea, também já estão abertas e podem ser realizadas no site do evento.

Ao falar da Semana, o presidente Paulo Guimarães ressaltou que “a pluralidade de pensamentos e de visões, que certamente se farão presentes na Soea, nos fortalece e possibilita a construção de propostas e de projetos sólidos e democráticos, que envolvem profissionais e estudantes de todo o Brasil, irmanados no objetivo de debater assuntos pertinentes ao setor tecnológico, à atuação e à formação de nossos profissionais, além da interlocução com outras esferas do poder público”.

Sobre a relevância da 77ª Soea, o maior evento realizado pelo Sistema, e explicar o papel da Caixa de Assistência na realização do encontro – como parceira e apoiadora dos Conselhos Regionais e de suas delegações – Paulo Guimarães lembrou a relevância dos serviços prestados, desde 1977, aos profissionais e seus familiares, espalhados por todo o território nacional. “É a força motora, que cuida do país, sendo cuidada pela Mútua”, destacou.

O presidente Joel Krüger elogiou o tema escolhido para a Semana, além da atualidade e da relevância de se refletir sobre a sustentabilidade na Engenharia, na Agronomia e nas Geociências, “principalmente diante dos dramas provocados pelas chuvas que assolam diversas cidades do país. E é fundamental que façamos essa discussão, já que a maioria da população brasileira vive em cidades”, justificou.

Anfitrião da 77ª Soea, o presidente do Crea-GO, Francisco Almeida, entregou a todos os membros do dispositivo de honra uma placa em homenagem ao evento. Na oportunidade, Almeida defendeu que, ao abordar o tema das cidades, é fundamental lembrar dos pequenos e médios centros urbanos. “As cidades pequenas e médias necessitam de tecnologia e de desenvolvimento sustentável. Temos que refletir a importância do nosso setor para elas”, disse.

O chanceler do Mérito, conselheiro Carlos de Laet, que será o responsável pela organização das homenagens que acontecem durante a Soea, fez um histórico das honrarias do Mérito, que tiveram início em 1958, e destacou a importância das homenagens, mais de 500 entregues desde essa época, com mais de 300 inscrições no Livro do Mérito. “Clamo para que os Creas indiquem o mais rápido possível os seus homenageados”, expressou.

Evocando a música popular do estado anfitrião, o coordenador do Colégio de Entidades do Sistema, Valmor Pietsch, saudou a importância do evento a ser realizado em Goiânia; enquanto o coordenador nacional de Câmaras Especializadas de Agronomia, Thiago Castro de Oliveira, comentou a necessidade do  papel exercido pela Engenharia e pela Agronomia e desejou sucesso ao Crea-GO. “Esperamos que os debates da Soea reflitam a realidade dos profissionais e apontem rumos para a Engenharia e a Agronomia nacional”, afirmou.

A coordenadora nacional do CreaJr, Lidyane Araújo, agradeceu aos presidentes Paulo Guimarães e Joel Krüger, que apoiaram a participação das jovens lideranças no 9º Encontro de Líderes

Com menção especial aos presidentes da Mútua, Paulo Guimarães, e do Confea, Joel Krüger, a coordenadora nacional do CreaJr, Lidyane Araújo, iniciou seu discurso. “Agradeço ao presidente Joel, que permitiu ao CreaJr realizar, durante o evento, o seu encontro de lideranças e o apoio oferecido pela Mútua, e pelo presidente Paulo, que viabilizou a nossa participação”, cumprimentou. Lidyane convocou os participantes, e especialmente os estudantes e jovens profissionais, a aproveitar a oportunidade de construir, hoje, o desenvolvimento que se deseja para o setor tecnológico. “O CreaJr tem esse papel, de ensinar e fazer acontecer, nas instituições de ensino, a transição e a renovação daqueles que devem promover o desenvolvimento. O futuro nós construímos hoje”, conclamou, com aplausos do público.

O coordenador do Colégio de Presidentes e presidente do Crea-PB, Antônio Carlos de Aragão, considerou que, além de racionalizar a aplicação dos recursos, o lançamento da 77ª Soea abrilhantou o 9º Encontro de Líderes. “Estou certo que se aproxima um grande evento, um marco de mudança e crescimento para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências, para que possamos honrar nossos representados”.

Já a presidente do Crea-DF, Fátima Có, destacou o momento como um dia de festa e parabenizou o presidente do Crea-GO pelo evento. “Esse trabalho é um exemplo, para nós, de Brasília. Colocamo-nos à disposição para o que for necessário na realização da Soea”, ofereceu.

Fonte: Gecom Mútua

Fotos: Dimmy Falcão

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FONTES