Menu fechado

76ª Soea começa na segunda-feira (16) em Palmas (TO)

Na próxima segunda-feira (16), Palmas sediará o maior evento da engenharia no País: a 76ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea). O evento deve reunir mais de três mil pessoas, entre profissionais, estudantes e lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua

De 16 a 19 de setembro o evento vai reunir profissionais, especialistas e parlamentares para debater “Estratégias da Engenharia, da Agronomia e das Geociências para o Desenvolvimento Nacional”. Estarão presentes a senadora Kátia Abreu, o ex-senador Roberto Requião, o ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme de Oliveira Estrella, a vice-presidente da Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP), Lídia Santiago, entre outros.

Saneamento básico, energia, infraestrutura, rastreabilidade e certificação, produção agrícola sustentável, gestão pública, inovação, ética e ensino são alguns dos grandes assuntos que irão pautar os debates da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea).

Alinhada às demandas urgentes do Brasil, a agenda do maior evento anual do Confea reserva espaço para os profissionais analisarem questões como a gestão de riscos na mineração, o que abrange a fiscalização de barragens. Está prevista, ainda, palestra sobre a revitalização das atividades de exploração e produção de petróleo e gás nas bacias terrestres brasileiras.

Os assuntos locais também serão abordados durante a Semana Oficial. As cadeias produtivas do Tocantins, o panorama da piscicultura e a gestão integrada de recursos hídricos do Estado, por exemplo, serão tratados com os participantes do evento.

Uma novidade: será apresentado durante a Semana, o Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua, cujo objetivo é contribuir para que o país alcance a igualdade de gênero e empodere mulheres e meninas, meta preconizada pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 05, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A diretora administrativa da Mútua, Giucelia Figueiredo, participa ativamente do Programa.

A Mútua na 76ª Soea

Além da parceria com o Confea e o Crea-TO na realização da Semana Oficial, a Mútua promoverá atividades específicas que também integram o evento. O atendimento em seu estande na ExpoSoea, com destaque para o TecnoPrev – o plano de previdência da Mútua -, a solenidade de entrega do Prêmio Mútua e palestras patrocinadas pela Instituição, como a do especialista em previdência Nilton Molina (“Longevidade e Previdência: Sociedade 6.0”) e do pesquisador e cientista Luiz Fernando da Silva Borges (“Os desafios de construir o futuro do nosso presente – Prendendo fantasmas em robôs”), ambas no dia 18, são algumas delas.

A aproximação com o CreaJr e reuniões com os diretores regionais para tratar de melhorias no atendimento aos associados constituem, ainda, a agenda da Mútua no evento.

No estande da Mútua os participantes poderão realizar novas inscrições, emitir anuidades, atualizar cadastro, tirar dúvidas sobre os benefícios reembolsáveis e sociais. Os benefícios, produtos e serviços oferecidos pela Caixa de Assistência buscam conferir apoio, segurança, saúde e estabilidade aos associados e suas famílias.

Instituições parceiras da Mútua estarão no local, como a Mongeral Aegon (que disponibiliza aos participantes do TecnoPrev possibilidades de ampliação das coberturas do pecúlio oferecido pela Mútua), a administradora de saúde Extramed e a Dynamus (Clube Mútua de Vantagens), que traz as empresas EngSure, Embracon, Drogasil e Wiz.

Confira a programação da 76ª Soea, que abrange ainda o Contecc e a ExpoSoea.

CNP

Os participantes do 10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) já podem conhecer a programação do evento que irá acontecer logo após a Soea, de 19 a 21 de setembro, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues. Veja os horários das reuniões e das sessões plenárias do Congresso.

Neste ano, os profissionais discutem os seguintes eixos temáticos: “Inovações Tecnológicas – Inovações tecnológicas no processo de desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia e da Agronomia”; “Recursos Naturais – O papel da Engenharia e da Agronomia na utilização e aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade”; “Infraestrutura – A governança da política de infraestrutura brasileira sob a ótica da Engenharia”; “Atuação Profissional – Os rumos da formação profissional da Engenharia e Agronomia brasileiras”; e a “Atuação das empresas de Engenharia – Governança das empresas de Engenharia e obras públicas”.

Fonte: Confea (com inserções da Gecom/Mútua)

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FONTES