Notícias

VIII Simpósio Internacional de Climatologia é realizado na UFPA

Gilmário Drago e Ana Maria de Faria

O VIII Simpósio Internacional de Climatologia (SIC), promovido pela Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) no auditório Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará (UFPA), no período de 11 a 14 de novembro de 2019, reuniu a comunidade técnico científica de profissionais do Brasil e do exterior apresentando e discutindo temas associados ao clima e seus impactos nas atividades humanas.

Com o objetivo de promover, incentivar e divulgar pesquisas na área de meteorologia e climatologia, o evento congregou pessoas que se dedicam ou se interessam pelo tema, visando uma cooperação estreita entre os congressistas e levando a um efetivo intercâmbio de informações e de conhecimentos.

A edição contou com minicursos, painéis, plenárias e apresentação de trabalhos científicos e operacionais. Ao todo, 16 palestrantes e representantes de 12 países compuseram a programação do Simpósio.

No estande da Mútua-PA estiveram disponíveis as informações acerca da Caixa de Assistência e foi promovida a distribuição de material institucional. A divulgação e o atendimento ao público foram realizados pela colaboradora Adilena Rodrigues, que, além de profissionais brasileiros, recebeu no espaço da Mútua no Simpósio, a visita de representantes de outros países, que se mostraram interessados na Instituição, considerando um grande diferencial e um excelente apoio para os profissionais da área tecnológica do Brasil.

A Diretoria Regional da Mútua-PA esteve presente por meio da diretora geral, eng. agrª Ana Maria Pereira de Faria – que representou na solenidade de abertura o presidente da Instituição, eng. civil Paulo Guimarães -, e o diretor administrativo, eng. eletric. Gilmário da Silva Drago.

Os diretores da Mútua-PA com a colaboradora Adilena Rodrigues

Representando o presidente do Confea, Joel Krüger, compareceu o conselheiro e coordenador da Câmara de Agronomia do Crea-RJ, Ivan de Abreu, que em sua fala na cerimônia de abertura destacou que a Meteorologia ganha espaço no Sistema a partir do momento que a área é enfatizada pela atual gestão do Confea.

Também participando do evento, o assessor da Presidência do Conselho Federal, eng. amb. Renato Muzzolon Jr., que ministrou palestra sobre a atuação do Sistema Confea/Crea e Mútua. Ele explicou, por exemplo, que “ao verificar, fiscalizar, regulamentar e aperfeiçoar o exercício e as atividades da área tecnológica, o Sistema zela pela defesa da sociedade e do desenvolvimento sustentável do Brasil, com base nos princípios éticos”.

O Crea-PA também marcou presença na agenda, com a palestra do conselheiro regional, eng. mec. Newton Sure Soeiro, que explanou ao público acerca das atividades do Conselho Regional, das atribuições profissionais, da importância do cumprimento do Código de Ética e da utilização da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Na cerimônia de abertura do evento, a diretora Ana Maria de Faria citou a importância da Mútua em apoiar eventos dessa magnitude em face da importância das profissões e profissionais no atual momento em que as “questões climáticas e ambientais estão muito presentes em defesa da vida no planeta”. Ela ainda destacou a necessidade da Mútua contribuir para dar ênfase a todas as profissões, como a Meteorologia, dentre outras. “Essas áreas são de suma importância e responsabilidade. Devemos apoiar sua organização, de forma a permitir uma forte ampliação da rede crítica e atuante com relação à ocupação do planeta”, sublinhou Ana Maria.

Abertura solene do Simpósio na UFPA


 
Fonte e fotos: Mútua-PA (com inserções da Gecom/Mútua)