Notícias

Ampla parceria entre Mútua e Abenge terá ações voltadas à formação e à empregabilidade dos futuros profissionais

A Mútua é parceira das entidades de classe e instituições ligadas às engenharias em diversos projetos de educação continuada, desenvolvimento e valorização dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua. Entre elas, está a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge), que tem como objetivo principal o aprimoramento, a integração e a adequação à realidade nacional e internacional da educação em engenharia e tecnologia.

Devido à abrangência e à capilaridade da Abenge, e com os objetivos de aproximar a Caixa de Assistência das universidades e contribuir ainda mais com a formação dos futuros profissionais, a Mútua e a Associação acordaram ampliar a parceria institucional já estabelecida, através do patrocínio a eventos como o Cobenge e, dessa forma, promover diversas ações e iniciativas conjuntas.

                                        Carlos Vilhena

O presidente em exercício da Mútua, eng. civil Carlos Vilhena, explica que a melhoria e a qualidade da formação dos profissionais, bem como a valorização dos professores dos diversos cursos de engenharia, agronomia e geociências são questões com as quais a Mútua pode e deseja contribuir, “e a Abenge é a parceira natural para esse movimento que estamos fazendo e ela nos trouxe caminhos para alcançarmos isso”, destaca ele. E as ações previstas na parceria podem atuar não só no ensino da Engenharia. “Pensando no profissional que teremos no futuro, precisamos investir em propostas direcionadas ao desenvolvimento científico, pesquisa e inovação, assim como em programas de empregabilidade e empreendedorismo que gerem oportunidade e renda aos recém-formados”, afirma Vilhena.

Para a presidente da Abenge, engenheira Adriana Tonini, a primeira mulher a assumir a Presidência da Associação depois de 50 anos, as perspectivas do trabalho entre a entidade e a Caixa de Assistência são as melhores. “A Abenge está pensando em ser um hub de várias ações com a Mútua. A parceria vai permitir que a Mútua esteja junto aos docentes e discentes, e isso é muito importante tendo em vista que a Caixa de Assistência tem ações que beneficiam os docentes como também os profissionais em formação. A presença da Mútua nas instituições de ensino é fundamental”, afirma ela.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP (2022), o Brasil possui 1.360 Instituições de Ensino Superior que ofertam cursos de Engenharia, somando 5.344 cursos, sendo 4.941 na modalidade presencial e 403 na modalidade EaD. A Abenge, que conta em sua base com associados institucionais e individuais, é a única entidade do país representante das escolas de Engenharia das diversas modalidades, e desenvolve ações e atividades voltadas aos dirigentes, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Engenharia do Brasil.

A parceria na prática
A abrangência do projeto passa por patrocínio a eventos nas universidades, envolvendo professores e alunos, onde serão promovidas apresentações sobre a Mútua, seus benefícios e materiais técnicos que a Caixa de Assistência tem fomentado, como o relatório “O Futuro das Engenharias no Brasil” e a publicação “Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável”. Também serão realizadas ações de apoio na divulgação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais das Engenharias, no desenvolvimento de estratégias de divulgação das profissões das Engenharias no ensino médio para atrair jovens para as profissões e apoio a cursos transversais com temáticas emergentes para as Engenharias.

Adriana Tonini

Como pontapé inicial dessa nova etapa da parceria, a Abenge fará o lançamento do livro “Educação em Engenharia: as competências na formação do engenheiro”, que recebeu patrocínio da Mútua para a impressão de 1000 exemplares. A publicação será lançada no dia 30 de novembro, durante a abertura do XII Fórum de Gestores das Instituições de Educação em Engenharia, em Belo Horizonte (MG).

As próximas edições do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge) também continuarão contando com o apoio da Mútua, além de uma novidade especial: Mútua e Abenge irão lançar uma premiação para reconhecer profissionais e iniciativas em diversas categorias, como pesquisas em mestrado e doutorado, inovação, professor do ano, alunos empreendedores e inovadores entre outras. Com relação aos eventos nas instituições de ensino, a previsão é de que a primeira edição seja realizada em Belo Horizonte, em novembro deste ano.

No rol da empregabilidade, a parceria Mútua e Abenge vai promover a difusão da plataforma “Mútua + Desenvolvimento e Oportunidades” junto às universidades, mostrando aos estudantes que eles podem ter acesso a cursos, conteúdos, vagas de estágio nas áreas das engenharias, além de mentorias especializadas. Após a conclusão do curso, como profissionais, eles terão na ferramenta esses mesmos serviços, além de outros voltados à nova realidade, tais como vagas de emprego e a possibilidade de oferecer seus serviços profissionais , e muito mais.

A Mútua espera que o projeto fortaleça a conexão existente entre ela e a academia e os estudantes, trazendo frutos positivos para a engenharia, a agronomia e as geociências. “Todos poderão ser beneficiados com a ampliação da parceria Mútua e Abenge, revertendo em melhorias para toda a sociedade, através de profissionais mais qualificados”, conclui Carlos Vilhena.

Já a presidente da Abenge conclui dizendo que essa maior aproximação da Abenge com o Sistema Confea/Crea e Mútua é essencial para a formação dos engenheiros e a futura atuação no mercado desses profissionais. “Nós, instituições de ensino, formamos o profissional, e o Sistema dá as atribuições. Diante disso, precisamos estar juntos nessa caminhada e no acompanhamento pós-formação dos engenheiros, prestando a assistência necessária ao nosso profissional”, destaca Tonini.

 

Alline Abreu – ASCOM/Mutua

Fotos: Arquivo