Wolfgang Bauer fala sobre tecnologias de energias renováveis para Sistema Confea/Crea

palestrabauer_05_05Na manhã desta quinta-feira (5), o físico alemão e professor da Universidade de Michigan, Wolfgang Bauer, palestrou sobre “Energia para a economia mundial no século 21: problemas e oportunidades”, para lideranças do Sistema Confea/Crea que se preparam para a conferência internacional “Água e energia – novas abordagens sustentáveis“, que o Confea realiza em julho próximo.

Segundo Bauer, “80% da energia consumida no planeta vem de combustíveis fósseis, que não são infinitos, geram dióxido de carbono e consequentemente o aquecimento global, que não é positivo para nada e nem ninguém. O desafio é encontrar fontes alternativas para alterar essa realidade por meio da energia eólica, hídrica, térmica, solar, e de biocombustíveis”.

Para ele, falta vontade política dos governantes e administradores de todos os países para mudar o modelo atual. Especialmente, porque exige mudanças de ordem econômica e social. “O que falta, depois de 100 anos em que se estuda os efeitos colaterais ambientais a partir da revolução industrial, é vontade política de políticos, administradores e governantes de todos os países, cada um a seu grau e maneira”, afirmou.

A reunião preparatória – aberta na quarta-feira (4) à noite, em cerimônia presidida pelo presidente do Confea, José Tadeu da Silva – acontece no Brasília Imperial Hotel (SHS), e além de Bauer, como primeiro palestrante, teve ainda a participação de Paulo Ferreira, secretário nacional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades, falando sobre o “Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento”; José Antônio da Silva, da Universidade Federal de São João Del-Rei, que tratou de “Energias Alternativas e Renováveis”, e o professor Ivanildo Hespanhol, diretor do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água, da USP, que falou de “Conservação e Reúso de Água como instrumentos de gestão”.

palestrabauer_Confea 05_05Amanhã, dia 6, as palestras “Soluções em Eficiência Energética e Hídrica”, com o tecnólogo Paulo Carvalho, mestrando em engenharia civil; “Panorama Atual do Setor Elétrico”, com Delson Amador, que trata de Assuntos Estratégicos da Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo e “Meteorologia e Climatologia na Gestão Hídrica, Energética e Ambiental”, com Augusto José Pereira Filho, da USP, alimentam a programação, que começa às 09h. À tarde, “Água, Energia e Clima: problemas e desafios da divulgação científica” é tema para Hélio Dias, presidente do Instituto para Valorização da Educação e da Pesquisa. Uma mesa-redonda com palestrantes e públicos encerra a programação do evento.

Da reunião preparatória, participam o presidente do Conselho Federal, José Tadeu da Silva, presidentes dos conselhos regionais, conselheiros federais e regionais e demais lideranças do Sistema Confea/Crea, representantes de entidades como a Febrae (Federação Brasileira de Associações de Engenheiros) e da Upadi (União Pan-americana de Associações de Engenheiros).

Fonte: Confea

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.