VoeGeo volta à Mútua-RS para curso de mapeamento com drones

O geólogo Francisco Garcia (segundo a partir da direita) foi quem ministrou o curso

Após a realização de palestra gratuita na Sede da Mútua-RS, em julho, a VoeGeo – empresa de treinamentos e consultoria nas áreas de Geologia e Meio Ambiente, Geoprocessamento e Mapeamento com drones – retornou à Caixa de Assistência para a promoção de uma turma do curso sobre “Mapeamento com drones”.

William Kuhn

O treinamento ocorreu nos dias 2 a 4 deste mês, contemplando os escopos teórico e prático do manuseio de VANTS (Veículos Aéreos Não Tripulados), a aplicação dos drones nas diversas áreas e a aferição dos dados obtidos. Entre os inscritos no curso, esteve o eng. sanit. William Kuhn, que ganhou o sorteio de uma vaga realizado entre os associados da Mútua-RS.

As 20h/aulas foram divididas em 8h de aula teórica abordando as aplicações, aspectos legais, vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de drones e sensores e a introdução ao mapeamento aéreo com drones. Após este módulo, os alunos já estavam familiarizados com todos os pré-requisitos necessários para as operações com drones.

O segundo dia, também com 8h/aulas, foi destinado ao treinamento prático, em ambiente externo, contemplando técnicas de pilotagem básica de multirrotores, automatização de voo e seus parâmetros e obtenção de pontos de controle, assim como todas as etapas de campo de um levantamento aerofotogramétrico.

Finalizando o curso, os participantes ainda tiveram 4h/aula de processamento de imagens e pontos de controle em software de fotogrametria (Agisoft Photoscan). Os alunos foram instruídos a tratar os dados levantados em campo de maneira prática, visando o domínio das técnicas de produção de modelos digitais de superfície e de terreno (MDS e MDT), geração de curvas de nível e produção de ortomosaico.

Sendo um curso bastante completo, os alunos chegaram ao final aptos a processar um modelo aerofotogramétrico e gerar os produtos resultantes do mapeamento com drones.

 

Fonte: Gecom/Mútua (com informações da VoeGeo)

Fotos: Mútua-RS

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.