VIII Seminário Nacional de Ouvidores do Sistema tem participação da Mútua

O presente, passado e futuro das ouvidorias do Sistema. Esta foi a temática central que norteou VIII Seminário Nacional de Ouvidores do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizado de 5 a 7 de julho, no plenário do Confea, em Brasília. O evento contou a com a participação da Mútua, de representantes de 24 Creas e da Ouvidoria Geral da União. Além do presidente da Caixa de Assistência, Paulo de Queiroz Guimarães – que compôs a mesa de abertura do evento -, a Mútua esteve representada no evento pela ouvidora da Instituição, Silvia Cristina Martins.

Além de Paulo Guimarães, compuseram a mesa de abertura o presidente do Confea, José Tadeu, e o vice-presidente do Conselho, Daniel Salati, ao lado do presidente do Crea-DF, Flavio Correia, e da Ouvidora-Adjunta da OGU, Marlene Alves de Albuquerque. Além de apoiar o evento com a distribuição de material institucional, a Mútua realizou apresentação sobre o histórico da Ouvidoria na Instituição.

Realizada por Silvia Martins, a apresentação intitulada “Ouvidoria consolidada como instrumento de melhoria de gestão”, abordou os esforços feitos pela Instituição e o processo de transição desenvolvido no sentido de institucionalizar a Ouvidoria, através da informatização. “Expus aos colegas a experiência que tive de chegar como ouvidora em uma nova diretoria que teve essa visão de governança e de como investimos na engenharia do departamento para que a área fique realmente institucionalizada, se tornando mais um dos legados a ser deixado pela atual Direx”.

No período da tarde, Ouvidorias dos Creas das regiões Norte e Centro-Oeste participaram de um debate sobre o Passado, Presente e Futuro das Ouvidorias, mediados, respectivamente, pelas ouvidoras do Crea-DF, Matildes Portela, e do Rio Grande do Sul, Ana Vasconcelos. Em seguida, a representante da Ouvidoria-Geral da União Fernanda Maria Pereira Mendes falou sobre a “Resolução Pacífica de Conflito em Ouvidoria”.

Além da apresentação de Silvia, foram convidados a realizarem apresentações o idealizador do site ReclameAqui, Maurício Vargas, e ouvidores da Mútua e dos Creas-ES e Santa Catarina, além de representantes da Ouvidoria do Confea, que trataram sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI).

Há mais de 15 anos, a empresa ReclameAqui congrega reclamações e consequentemente as reputações das empresas para que antes de realizar uma compra, contratar um serviço ou resolver um problema, o consumidor possa saber mais sobre a empresa. Diariamente, são mais de 600 mil pessoas utilizando o serviço do site e registradas 30 mil reclamações.

A programação do seminário seguiu até sexta-feira, com participação das Ouvidorias dos Creas da Região Nordeste.

 

Fonte: Gecom/Mútua com informações do Confea

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