Valorização da ART, capacitação dos profissionais e apoio à inovação: pauta da Mútua na Plenária do Confea

Mensalmente, a Diretoria Executiva da Mútua integra a Plenária do Confea, com espaço para a apresentação do relatório de atividades da Instituição, de forma a atualizar o Órgão e os conselheiros sobre o andamento dos trabalhos da Caixa de Assistência.

Nessa quinta-feira (10), foi cumprido mais uma vez o protocolo, com a presença dos diretores interinos José Geraldo Baracuhy (Tecnologia) e Ricardo de Arruda Veiga (Administrativo), acompanhados da equipe de gestores da Mútua. Em nome do presidente interino, Marcelo de Oliveira Morais, Baracuhy foi o encarregado de prestar as informações aos conselheiros federais.

O enfoque da explanação ficou por conta das iniciativas da Mútua de valorização da ART, de capacitação dos profissionais e de apoio à inovação, tecnologia, sustentabilidade e empreendedorismo. Conforme o diretor explicou, a Mútua tem promovido tratativas com órgãos como o CNPq e a Capes para o desenvolvimento de propostas conjuntas, como a inclusão no currículo lates de um campo que destaque as ARTs dos profissionais e a criação de cursos dentro da Rede Mútua de Capacitação e Inovação.

Incentivo ao empreendedorismo, pesquisa e desenvolvimento tecnológico
A parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) foi outro ponto abordado. Baracuhy falou sobre a preponderância da Mútua no tocante ao incentivo ao empreendedorismo, à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico com a realização do Prêmio Mútua-Anprotec e do Mútua Premia, que destacam projetos dos profissionais e estudantes da área tecnológica, oportunizando visibilidade, apoio e parceria para futuros negócios e que estimula e valoriza a produção de projetos desenvolvidos por associados com aporte dos benefícios inovação, propriedade intelectual, empreendedorismo e energia renovável.

“Ano passado, tivemos grandes iniciativas e o atual presidente da Anprotec, José Alberto Sampaio Aranha, se propôs a incubar alguns dos projetos selecionados. Foram impressionantes as ideias apresentadas”, disse ele efusivamente.

O relato ainda contemplou tópicos gerenciais, como a utilização da metodologia da análise swot (forças, fraquezas, ameaças e oportunidades) nos processos internos da Mútua. “Trouxemos aqui os quinze maiores desafios globais da humanidade elencados pela ONU. Difícil um desses desafios que não esteja relacionado à Engenharia, muitos diretamente, outros indiretamente, como a questão dos recursos hídricos e a distribuição de riquezas. A Mútua tem olhado esses princípios sob a ótica da análise swot, pois acredita que são importantes para nortear as decisões”, ponderou.

“Radiografia da Mútua”
Chamando de uma “radiografia da Mútua’, o diretor interino detalhou os dados relativos à atividade fim da Mútua. Número de associados e benefícios e prestações assistenciais concedidas foram alguns dos quesitos apresentados. Um assunto que sempre chama a atenção dos conselheiros são os números do TecnoPrev, que tem sustentado índices de rentabilidade superiores à expectativa e aos ganhos da poupança. “Os especialistas da área apontam que o TecnoPrev tem muito a crescer e pode vir a superar outros planos de previdência privados. Além disso, com as alterações trabalhistas e previdenciárias, o TecnoPrev é realmente a melhor alternativa”, avaliou.

 

 

 

 

Ricardo Veiga e gestores da Mútua

Homenagem
Ao iniciar os trabalhos da reunião, foi feito um minuto de silêncio pelo falecimento da colaboradora do Confea, Marcelina Goulart de Souza. Joel Krüger, presidente do Conselho, dedicou a realização da 1460ª Sessão Plenária em homenagem à Marcelina e foi lido um texto produzido pela jornalista da casa, Maria Helena . “Ela era tão querida, que Neguinha passou a ser sinônimo de Marcelina. Não havia quem não a conhecesse entre os empregados do Confea”, reconheceu a jornalista em sua carta de homenagem, que no fim dizia que a colaboradora foi para o céu e virou uma estrela.

A Mútua consterna-se pela perda e solidariza-se com a família e os amigos de Marcelina.

Fonte e fotos: Gecom/Mútua

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.