TCU e Sistema Confea/Crea e Mútua receberão 450 pessoas em evento de acessibilidade

 

Entre os convidados da Mútua, estão o jogador da Chapecoense, Jackson Follmann, o Instituto HandsFree e o Instituto de Prótese e Órtese (IPO)

Tem início nesta quarta-feira, dia 20, o Seminário Internacional Acessibilidade e Inclusão: Expressão da Cidadania, realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com o apoio de diversas Instituições, entre elas o Sistema Confea/Crea e Mútua. Os trabalhos acontecem na Escola de Governo do TCU – Instituto Serzedello Corrêa (ISC), em Brasília (DF), e contará com ampla programação de conferências, palestras, painéis e oficinas.

Procurador do TCU, Sérgio Caribé (ao centro), recebe o presidente da Mútua, Paulo Roberto de Queiroz Guimarães (direita) e o diretor do Instituto HandsFree, Sérgio Maymone

A Mútua, além do apoio sociocultural ao evento, estará presente no “Espaço integrado de exposição”, com estande conjunto do Sistema Confea/Crea e Mútua. Parceiros da Mútua, o Instituto HandsFree e o Instituto de Prótese e Órtese (IPO) também participarão das atividades no espaço.

Por convite da Mútua e do IPO, o goleiro da Chapecoense Jackson Follmann, sobrevivente da tragédia aérea ocorrida no ano passado, prestigiará o Seminário. Follmann, que utiliza prótese do IPO, estará na abertura do evento e conversando com os participantes no estande da Mútua, na tarde do dia 20.

PIM

Ainda durante o evento, será apresentado o Programa de Inclusão da Mútua (PIM), criado para atender às necessidades dos associados e seus dependentes que possuam algum tipo de deficiência física ou intelectual. O PIM oportuniza acesso facilitado a equipamentos, tratamentos, produtos e serviços que promovam qualidade de vida e reinclusão social e profissional, além de autonomia para realizar atividades do dia a dia.

A equipe organizadora é composta pelo TCU, Confea, Mútua e entidades como Câmara dos Deputados, Senai, Ministérios dos Direitos Humanos e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e Escola de Gente

 O evento

O objetivo do seminário  é viabilizar espaço de discussão acerca das diversas barreiras que comprometem o pleno exercício dos direitos das pessoas com deficiência. Os debates também pretendem potencializar a promoção da igualdade de oportunidades em relação às demais pessoas, com vistas à efetiva inclusão social.

Durante o encontro, serão abordados temas relacionados às políticas públicas para as pessoas com deficiência; ao desenho universal para cidades inclusivas, bem como as tendências globais e os desafios para a implementação de políticas públicas inovadoras. O seminário discutirá, ainda, a participação social e os desafios da inclusão escolar da pessoa com deficiência e sua inclusão produtiva no mercado de trabalho.

Fonte: Gecom/Mútua (com informações do TCU)

Fotos: Mútua e Confea

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.