Solenidade na Alesc marca homenagens pelos 60 anos do Crea-SC

Paulo Guimarães, que representou o presidente do Confea Joel Krüger, recebeu placa em homenagem ao dirigente do Conselho Federal

O Crea-SC celebrou seus 60 anos de fundação nessa terça-feira (13), durante Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. O presidente da Mútua, eng. civil Paulo Guimarães, além levar as congratulações de toda a Diretoria Executiva da Caixa de Assistência ao Conselho, também representou o presidente do Confea, eng. civil Joel Krüger, na solenidade.
As seis décadas de trajetória e consolidação do maior conselho profissional de Santa Catarina coincidem com o crescimento exponencial da Engenharia, da Agronomia e da indústria catarinense, atraindo investimentos externos e internos, elevando o estado a uma posição de excelência na área tecnológica.
O evento marcou a gestão do novo presidente eng. agr. Ari Geraldo Neumann, que assumiu o Crea-SC neste ano para mandato trienal, tendo como objetivo principal valorizar os profissionais e a Engenharia catarinense, reafirmando a autoridade e a responsabilidade técnica nos serviços e processos que envolvem a dinâmica da vida em sociedade.

Cerca de 300 pessoas prestigiaram a comemoração, entre lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua, representantes de órgãos governamentais, entidades de classe e instituições de ensino do estado, além de empresários, profissionais, professores, estudantes e colaboradores.

Assista aqui o VT institucional comemorativo exibido na solenidade

“Todos estes marcos de atuação do Crea-SC e dos profissionais e empresas fizeram do estado catarinense referência no setor tecnológico e o Conselho, hoje, é considerado o melhor Crea do País. Cada funcionário, conselheiro, diretor e ex-presidente, assim como todos os profissionais registrados, devem se orgulhar muito deste grande feito”, destacou Ari Neumann.

O presidente do Conselho ainda completou: “pretendemos incrementar e avançar nas conquistas realizadas, mantendo os fundamentos atuais e também de tempos anteriores, mas igualmente agregar novas ferramentas e novos valores ao Conselho. Uma das prioridades será a valorização profissional e a harmonia entre as diferentes modalidades profissionais que compõem o Sistema.”

Homenagens
Durante o evento, a Alesc homenageou os ex-presidentes do Conselho, cada qual com sua contribuição e participação nessa história de sucesso e as cinco entidades de classe reconhecidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua como precursoras, cuja atuação dos profissionais foi relevante e decisiva no processo de fundação, implantação e desenvolvimento dos conselhos regionais em seus estados. Também foram homenageados o presidente do Crea-SC, eng. agr. Ari Geraldo Neumann, o presidente do Confea, eng. civil Joel Krüger – cuja placa de homenagem foi recebida pelo presidente da Mútua, Paulo Roberto Guimarães -, os seis funcionários mais antigos, o profissional com registro mais antigo, além de três profissionais de destaque.

Entidades de Classe Precursoras
Associação Catarinense de Engenheiros (ACE);
Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos (ASCEA);
Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Médio Vale do Itajaí (AEAMVI);
Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville (CEAJ);
Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Itajaí (AREA-IT).

Profissionais
Agronomia – Engenheiro agrônomo Glauco Olinger;
Engenharia – Engenheiro civil Colombo Machado Sales;
Técnico – Técnico agrícola Nelsir Grando;
Profissional com o registro mais antigo
Eng. civil Manoel Cecilio Ribeiro Martins. Saiba mais

Funcionários
Adilson Amandio Vieira;
Laura Petry de Aguiar;
Jurema de Aguiar;
Maria Claudete Silva;
Cristovão Orlandi;
José Roberto Brito.

 

O maior conselho profissional de Santa Catarina
O Crea-SC reúne a maior comunidade profissional do estado entre engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, tecnólogos, técnicos industriais e agrícolas. São mais de 66 mil profissionais e 15 mil empresas registradas.

A fiscalização do Crea-SC, que é considerada exemplo em todo o país, é realizada por uma equipe de 55 fiscais. Com grande inserção social e a parceria com diversos órgãos em fiscalizações preventivas e orientativas, o Conselho tem como competência legal a fiscalização do exercício profissional, verificando a habilitação e a responsabilidade técnica dos profissionais.

Com uma estrutura descentralizada – 23 inspetorias, 7 escritórios e 3 postos de atendimento em Santa Catarina, o Conselho tem a colaboração de mais de 250 funcionários e o trabalho honorífico de 94 conselheiros – representantes de entidades de classe e instituições de ensino do setor tecnológico – que formam o Plenário, além de 30 diretores regionais e 375 inspetores no estado. O programa CreaJr-SC, com o objetivo de formar novas lideranças, é um dos maiores do país reunindo mais de 25 mil acadêmicos cadastrados.

Missão – Atuar com eficácia na orientação, fiscalização, valorização e aperfeiçoamento do exercício profissional, promovendo a melhoria da segurança e da qualidade de vida da sociedade.
Visão – Ser reconhecido pela sociedade e pelos profissionais como instituição-referência por sua eficácia, integridade e credibilidade.
Política da Qualidade – O Crea-SC está comprometido em prestar serviços de qualidade visando à melhoria contínua de seus processos e procedimentos bem como o aprimoramento de seus colaboradores.

 

Fonte e fotos: Crea-SC

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.