Roadshow Disseminação do BIM chega ao Pará e tem o apoio da Mútua

O projeto Roadshow “Disseminação do BIM”, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em parceria com os Sindicatos da Indústria da Construção, desembarcará em Belém (PA), no próximo dia 12. O workshop “Implementação do BIM” contará com a presença de empresários da construção e de profissionais interessados na temática e contribuirá com a disseminação do conhecimento sobre as mudanças tecnológicas necessárias para a indústria da construção.

Com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre o tema e oferecer subsídio à implementação da metodologia nas empresas e fomentar o uso da ferramenta pelos profissionais, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA), que está à frente da organização, convidou a Mútua paraense a integrar a rodada de debates no estado.

Além de incentivar a qualificação e o aperfeiçoamento dos profissionais com a divulgação de iniciativas dessa natureza, a Caixa de Assistência incrementará o evento com atendimento aos participantes. Durante a programação, colaboradores da Mútua-PA estarão à disposição para sanar dúvidas sobre o funcionamento da Instituição e sobre os benefícios e prestações assistenciais que disponibiliza aos profissionais do Crea, efetuar novas inscrições, entre outros serviços. Ainda estará presente a Mongeral Aegon, seguradora parceira da Mútua para a oferta de coberturas adicionais de pecúlio. Nesse caso, o foco será o TecnoPrev, plano de benefícios previdenciários exclusivo da área tecnológica.

Modelagem da Informação da Construção

O BIM é um conjunto de processos e tecnologias baseadas em objetos 3D que, combinados, geram uma metodologia aplicável a todo o ciclo de vida de um empreendimento, desde a concepção de uma ideia de edificação ou instalação passando pelo desenvolvimento do projeto, construção, uso, operação e manutenção.

A nova metodologia vem trazendo inúmeros benefícios como redução da ineficiência na passagem da informação entre cada ciclo do desenvolvimento dos empreendimentos de construção, redução no retrabalho, tempo para extração de quantitativos ou a redução de desperdício, enquanto aumenta a precisão no planejamento de obras. No entanto, a implementação de BIM na realidade das empresas é um grande desafio, pois envolve a mudança da cultura da empresa, fornecedores externos e parceiros. Além disso, o investimento necessário via de regra é considerável, pois inclui a mudança de processos internos, investimentos em softwares, hardware e tempo para o seu desenvolvimento.
O Roadshow Disseminação do BIM edição Pará vai acontecer no Auditório Albano Franco, na Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), a partir das 16h.

Clique aqui e faça sua inscrição.

Confira a programação.

 

Fonte: Gecom/Mútua (com informações da CBIC e do Sinduscon)

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.