Notícias

Regional do Pará fortalece ações para preservar o Meio Ambiente

Entre as iniciativas, uma doação para o Movimento República de Emaús, uma entidade de Belém dedicada à preservação da vida e à garantia dos direitos de crianças e adolescentes

Equipe do Movimento República de Emaús retirando o material doado pela Mútua. Junto a eles, a diretora geral Ana Maria Faria

Reduzir, reaproveitar, reciclar. O lema da sustentabilidade é o fio condutor de uma gama de ações da Mútua Pará, que buscam evitar o desperdício e aproveitar melhor os equipamentos da instituição. O objetivo, claro, é contribuir para preservar o meio ambiente, mas também melhorar o espaço de trabalho e trazer economia para a instituição.

Quem nos conta é a diretora geral, Ana Maria Faria, uma grande defensora das iniciativas. “Eu acredito que a educação ambiental e a preservação da natureza são responsabilidades de todos nós. Mas as empresas têm uma especial contribuição, pois são responsáveis por grande parte do que é produzido e consumido, e essas coisas podem receber uma nova destinação”, defende.

Na segunda-feira (25), a Mútua do Pará fez uma doação para o Movimento República de Emaús, uma entidade de Belém dedicada à preservação da vida e à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Com a iniciativa, a Regional concluiu o processo de desfazimento do acervo patrimonial inservível e em desuso na instituição.

A ação inédita permitiu que a Mútua oferecesse equipamentos que podem ser recuperados ou reaproveitados em práticas educacionais e treinamentos para crianças e adolescentes. Computadores antigos, ar-condicionado e freezer, por exemplo, estão entre os objetos. “Alguns equipamentos podem ser recuperados, outros são carcaças, peças velhas que podem ser transformados em obras de arte ou servir de suporte para iniciativas ambientais diversas”, explica a diretora geral.

O Movimento República de Emaús – localizado num espaço de aproximadamente dois mil metros quadrados no bairro do Jurunas, em Belém – acolhe aproximadamente 200 crianças e adolescentes, que recebem formação e treinamento em aulas de música, capoeira, teatro, artes plásticas e cidadania. A entidade garante a defesa dos direitos desses jovens, que vivem em situação de risco e exclusão social. As atividades ocorrem de segunda a sexta-feira, no horário alternado da escola, e são supervisionadas por um arte-educador. Trabalham lá três arte-educadores, um educador social, um assistente social e um agente administrativo.

Responsabilidade social e ambiental

Além dessa iniciativa, Ana Maria conta que a Caixa de Assistência mantém, há vários anos, parceria com empresas dedicadas à reciclagem, mas justifica que a doação foi a primeira iniciativa com o Movimento, dedicado a crianças e jovens. “Este tipo de doação está legalmente proibida para empresas, que possuem algum propósito lucrativo. É necessário que tenha propósito social, sem fins lucrativos, como é o caso da República dos Emaús”, esclarece.

Ana Maria diz, ainda, que a Mútua-PA recicla todo o lixo e material descartável, que são encaminhados para cooperativas de reciclagem. “Além disso, nós sempre separamos tudo. Para reduzir o desperdício, temos apenas três lixeiras. Duas para material seco e uma para lixo orgânico, que fica na copa. Aqui não se joga qualquer coisa no lixo, o tempo todo”, afirma.

A diretora acredita na importância da preservação ambiental e espera que iniciativas como essas se tornem mais comuns. “Espero que todas as Mútuas do país sejam sustentáveis. É um convite e um desejo nosso, uma meta fundamental”, conclui.

Legislação

O processo de doação para o Movimento República de Emaús foi realizado de acordo com a legislação vigente – a Lei Federal nº 8.666/93 e a Decisão Direx nº DD 3032018.052.0. Foi ainda expressamente autorizado e proferido pela Diretoria Executiva da Mútua, por meio da Decisão DD-3022018.065.0.

O material foi encaminhado por meio do Termo de Doação nº 21/2018 e assinado pela coordenadora geral da Emaús/PA, Sra. Inácia Winholth Souza.

Fonte: Gecom Mútua /Com informações da Regional do Pará.
Fotos: Mútua-PA.