Qualidade de vida e segurança no trabalho: curso avançado de Ergonomia na Mútua-RS detalha a ABNT que trata do assunto

Ruddy Facci e os participantes do curso na Mútua-RS

A norma ABNT NBR ISO 11228-3:2014 – Ergonomia – movimentação manual – parte 3: movimentação de cargas leves em alta frequência de repetição, elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Ergonomia – Antropometria e Biomecânica, está em vigor desde 14 de maio de 2014.

Com o objetivo de preparar mais profissionais para atuarem no setor, aplicando a metodologia italiana Ocra, a Escola Ocra Brasiliana leciona cursos especializados, detalhando a referida ABNT. Uma de suas turmas, do “Curso avançado de Ergonomia: checklist Ocra”, foi ministrada na sede da Mútua-RS, nos dias 4 e 5 deste mês.

O sócio fundador da Escola Ocra no Brasil, o médico e doutor em Medicina do Trabalho Ruddy Facci, foi quem conduziu a turma, compartilhando seus conhecimentos a fim de preparar os profissionais para avaliar as condições de risco de lesões de membros superiores em função da atividade exercida, adequar os postos de trabalho, mensurando repetitividade e o esforço muscular, prever número de trabalhadores acometidos, propor soluções práticas e exequíveis, e, com isso, imbuir as organizações com produtividade sem riscos.

Quelen Hoffmann

Sendo o curso um grande investimento em qualificação profissional, a Mútua-RS concedeu 15% de desconto a seus sócios contribuintes que participaram do curso e ainda sorteou uma vaga de cortesia entre os mutualistas. A ganhadora da bolsa foi a eng. sanit. Quelen Vieira Hoffmann

ABNT NBR ISO 11228-3:2014
Fornece recomendações ergonômicas para tarefas de trabalho repetitivo que envolvem movimentação manual de cargas leves em alta frequência. Procede com orientações sobre a identificação e avaliação de fatores de risco comumente associados à movimentação de cargas leves em alta frequência, permitindo, assim, a avaliação dos riscos de saúde relacionados à população trabalhadora.

 

Fonte: Gecom/Mútua (com informações da ABNT)

Fotos: Mútua-RS

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.