Projeto “Boas-vindas ao Recém-formado” apresenta o Sistema Confea/Crea e Mútua aos novos profissionais

De forma a acolher e integrar os novos profissionais ao Sistema Confea/Crea e Mútua, apresentando o funcionamento das instituições do ordenamento profissional, a Mútua-RS e o Crea, por meio da Inspetoria de Lajeado, desenvolveram o projeto “Boas-vindas ao Recém-formado”. A primeira ação do projeto, em fase piloto, aconteceu nessa segunda-feira (8), na Sede da Sociedade do Engenheiros e Arquitetos do Vale do Taquari (Seavat), durante solenidade de entrega das carteiras do Crea aos novos profissionais.

Aproximadamente 30 engenheiros formados neste ano participaram do evento e conheceram mais sobre as atividades do Crea e da Mútua, em uma espécie de formalização do rito de passagem, preparando os engenheiros para essa nova identidade que ele terá frente a sociedade civil e profissional.

O diretor geral da Mútua-RS, geol. Pablo Palma, falou sobre o papel da Caixa de Assistência na vida dos associados e como, principalmente, os novos profissionais podem avançar com o auxílio dos benefícios e prestações assistências que a Mútua disponibiliza. Ele explicou que ao efetuar sua inscrição assim que se registra no Crea, o profissional já pode começar a planejar sua aposentadoria com o TecnoPrev, o plano de previdência complementar exclusivo dos mutualistas, pode contratar planos de saúde com preços diferenciados e, ainda, aproveitar descontos especiais no Clube Mútua de Vantagens ou através dos convênios locais.

Palma também comentou sobre as regras para solicitações de benefícios reembolsáveis, que determinam um prazo de 12 meses de inscrição na Mútua, para que o associado esteja apto a ser atendido por esse tipo de benefício. São 17 linhas, que auxiliam os profissionais e seus dependentes em projetos de diversos segmentos, como carreira e negócios, finanças, educação, qualidade de vida e tecnologia. Ele ainda complementou falando sobre os cursos que a Mútua-RS sedia em seu Núcleo de Apoio ao Profissional (NAP), em parceria com entidades e instituições da área. Os espaços do NAP também podem ser utilizados por profissionais que necessitam de um espaço para reuniões, treinamentos, palestras e cursos.

Atuação do Sistema profissional
O inspetor-chefe de Lajeado, eng civil Daniel Bergesch, fez explanação sobre o Sistema Confea/Crea e Mútua, os conselheiros, engenheiros Vanius Saraiva e Jorge Welzel, tiraram as dúvidas dos presentes e conversaram sobre o papel dos conselheiros e do Sistema na vida cotidiana dos profissionais e o inspetor-tesoureiro, eng. eletric. Mauricio Lohmann, conduziu uma demonstração de preenchimento de ART.

A programação contou, ainda, com a apresentação das entidades de classe da região, pela Seavat, o eng. eletric. Jorge Welzel; pela Associação dos Engenheiros Mecânicos e de Segurança do Trabalho do Vale do Taquari (Aemvat), o eng. Vanius Saraiva; pela Associação Profissional dos Geólogos dos Vales (APGV), com o geól. Pablo Palma; e pela Easva, o eng. Amb. Ivan Tremarin.

Além dos palestrantes e dos convidados estavam presentes no evento a representante da Inspetoria eleita para o mandato 2019/2020, Claudia Diehl, e a funcionária Elisabeth Weber, que compunham a Comissão de Organização do encontro, junto as Engenheiros Franciele Diehl, Fernando Stein e Marjorie Kauffman.

 

Fonte: Gecom/Mútua (com informações do Crea-RS)

Fotos: Mútua-RS

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.