Profissionais são homenageados na abertura do Conest, no RN

Diretora executiva administrativa da Caixa de Assistência, Giucélia Figueiredo, foi uma das homenageadas

Uma noite marcada por homenagens. Assim pode ser resumida a abertura do 20º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Conest), nessa quarta-feira (17). O presidente do Confea, Joel Krüger, a diretora administrativa da Mútua, Giucélia Figueiredo, a presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias Paulino, representantes dos poderes legislativo e judiciário, membros de organizações de Angola e Portugal prestigiaram a abertura. Representantes de entidades e profissionais da área de segurança do trabalho lotaram o auditório da Escola de Governo, em Natal.

Ao abrir a solenidade, o presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), Benvenuto Gonçalves, agradeceu a equipe organizadora do evento e falou sobre o orgulho dos engenheiros de Segurança em sediar o Conest em terras potiguares. “Estamos muito felizes; este é um momento de integração, pois reúne representantes de todo o país, inclusive, profissionais e representantes de organizações de países como Angola e Portugal”, comemorou.

Homenageada com o título de benfeitora da Associação Lusófona de Engenharia de Segurança e Saúde no Trabalho (ALENGESST) e com a medalha da Ordem dos Engenheiros Técnicos de Portugal, a presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, destacou a importância do evento para a troca de conhecimento. “Com o Conest, teremos a oportunidade de mostrar o que está sendo desenvolvido aqui, mas, também, saber o que os profissionais de fora do Brasil estão desenvolvendo por lá”, ressaltou.

Também foram homenageados o presidente da Ordem dos Engenheiros Técnicos de Portugal, Augusto Guedes, a vereadora Ana Paula, a ex-presidente do Crea-RN e ex-diretora geral da Mútua-RN, Elequicina dos Santos, o conselheiro do Crea-RN, Raimundo Cícero Montenegro. O presidente da Anest, Benvenuto Gonçalves, ganhou um assento na Academia Brasileira de Engenharia de Segurança.

A ex-diretora da Mútua recebeu a homenagem em virtude de seu trabalho à frente do Conselho Regional, pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da Engenharia de Segurança do Trabalho do Rio Grande do Norte, buscando a criação da associação e a implantação da Câmara de Segurança no Trabalho, uma ação precursora do órgão potiguar.

O presidente do Confea, Joel Krüger, falou sobre a importância de discutir a legislação. “Queremos no Conest discutir novas normas, normativos com intuito, não apenas para proteger a vida, atividade principal, mas proporcionar qualidade no dia a dia das pessoas, como as questões da ergonomia”, destacou. Joel ainda acrescentou que a Coordenadoria das Câmaras de Segurança do Trabalho (CCEST) tem atuado para preservar as Câmaras de Engenharia de Segurança do Trabalho em todo Brasil “porque é fundamental para cumprir a legislação e nada mais social do que segurança do trabalho”.

Durante o evento, o presidente da Anest assinou acordos de cooperação como, por exemplo, com o Tribunal Regional do Trabalho como o objetivo de promover a saúde, a prevenção de doenças e o combate ao trabalho infantil.

Dados

De acordo com informações do Ministério do Trabalho, o maior índice de acidentes de trabalho no Rio Grande do Norte está nos ambientes hospitalares com 11,49% das notificações. Os acidentes mais comuns são provocados por materiais perfurocortantes. O assunto foi destaque no segundo dia do Conest, abordado pela engenheira do trabalho de Portugal, Marta Jorge de Vasconcelos. “Hepatite e HIV são exemplos de doenças de caráter ocupacional que podem se manifestar em trabalhadores que têm contato com fluidos humanos contaminados”, alertou. Marta ainda complementou que o estetoscópio, tão utilizado pelos médicos, é o instrumento mais contaminado nos ambientes de saúde.

 

Fonte: Crea-RN (com inserções)

Fotos: Crea-RN e arquivo pessoal

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.