Palestra marca evento comemorativo pelos 97 anos da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z1 Pina, de Recife

A Associação dos Engenheiros de Pesca de Pernambuco (AEP-PE), com o apoio do Sindicato dos Engenheiros (Senge-PE) e da Mútua-PE, realizou no último dia 14, solenidade comemorativa pelos 97 anos da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z1 Pina. À mesa de abertura, o presidente da Colônia de Pescadores Z1 do Pina, Augusto de Lima, o vice-presidente do Senge-PE e diretor geral da Mútua-PE, Augusto José Nogueira, e o presidente da AEP-PE Rodolfo Rangel, lembraram do significado da data.

Rodolfo Rangel ressaltou a importância das parcerias com o Senge e a Mútua. “O Senge-PE está sendo representado pelo vice-presidente Augusto José Nogueira, que também representa a Mútua. Ambas Instituições parceiras, que devo destacar como essenciais para as realizações recentes de cursos e palestras que temos promovido. Hoje é mais um momento que acontece com esse apoio, e a Colônia de Pescadores do Pina só tem a agradecer e comemorar seus 97 anos”, afirmou.

O diretor da Mútua parabenizou a Colônia de Pescadores Z1 pelos seus 97 anos de existência e informou que a Mútua também completará 40 anos de serviços prestados aos profissionais mutualistas, em dezembro deste ano.

Augusto de Lima ressaltou os projetos que precisam ser implantados na Colônia Z1, como de inclusão de atratores artificiais para a pesca na localidade e destacou a importância da extensão pesqueira que no passado foi mais atuante no estado e da importância que tiveram os Engenheiros de Pesca para os avanços alcançados.

Diretrizes internacionais da pesca artesanal

O palestrante do evento, eng. de Pesca Sérgio Mattos, apresentou o tema “Diretrizes Internacionais da Pesca Artesanal”. Na sequência, foi mostrado vídeo com abordagem multidisciplinar sobre a pesca em pequena escala e sobre a situação da pesca da lagosta do Pina. Mattos enfocou o tema com a visão internacional, citando os históricos de conquista e estratégias de lutas na gestão do colega Fábio Hazin quando esteve na Presidência do setor da pesca FAO. Ele ainda citou outras experiências internacionais, estimulando a reflexão entre os integrantes da Colônia de Pescadores.

 

Fonte: Gecom/Mútua

Fotos: Mútua-PE

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.