Palestra, com participação da Mútua-ES, marca o Dia do Geólogo no estado

A geóloga Leila Vilaça, diretora da Mútua, falou sobre os benefícios e prestações assistenciais disponibilizados aos profissionais do Crea

O Dia do Geólogo (30 de maio) é momento de celebrar uma profissão importante no diagnóstico e prevenção das catástrofes naturais, bem como na pesquisa de fontes de energia. A palestra “Geopolítica do Petróleo, o Pré-sal e a Petrobras” marcou a data no Espírito Santo. Em debate, a importância dessa fonte de energia nas ações de nações e forças políticas do Planeta.

O evento foi realizado na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), sendo uma realização da Associação Capixaba de Geólogos (Acgeo) em parceria com o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo e com a Caixa Assistência dos Profissionais do Crea-ES (Mútua-ES).

Leila Vilaça e Lúcia Vilarinho

A presidente do Crea-ES, eng. civil Lúcia Vilarinho, abriu a agenda. Em sua fala, destacou o objetivo realizar ações que englobem diferentes profissionais. “Unir todas as modalidades registradas no Conselho é uma das nossas metas. Realizar um evento em parceria com a Associação Capixaba de Geólogos é mais um passo importante nesse sentido. O Crea é de todas as modalidades”, defendeu.

O vice-presidente da Associação Capixaba de Geólogos, Mauro de Castro Lima Filho, destacou que o profissional geólogo faz parte da rotina de toda sociedade. “O chão que a gente pisa, a cadeira que a gente senta, tudo isso tem um dedo de algum geólogo. Temos derivados do petróleo e minério de ferro em todos os lugares”, contou.

A diretora geral da Caixa de Assistência aos Profissionais do Crea-ES – Mútua-ES, eng. geóloga Leila Issa Vilaça, também participou do evento e apresentou os trabalhos da entidade.

Geopolítica em debate
O geólogo é aquele que estuda o solo, as rochas e escolhe os locais de maior probabilidade de petróleo. O engenheiro especializado na área Fernando Siqueira proferiu a palestra realizada no auditório do Crea-ES. O especialista destacou a importância da geologia, bem como fez um histórico geopolítico das fontes petrolíferas do Brasil.

“Infelizmente, cerca de 87% das matrizes energéticas de hoje ainda são oriundos de poluentes, óleo, gás e carvão. Os países são irresponsáveis ao se tornarem dependentes do petróleo, pivô das Grandes Guerras Mundiais”, explicou.

Dia do geólogo
O Dia do Geólogo é celebrado em 30 de maio em homenagem à aprovação do Projeto de Lei nº 2028/60, em 30 de maio de 1962, que originou a Lei nº 4.076, que regulamenta a profissão de geólogo. A lei estipula que a profissão deve ser fiscalizada pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea).

 

Fonte e fotos: Crea-ES

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.