Temer sanciona lei que reconhece patrono da Engenharia Civil

O presidente da República, Michel Temer, sancionou, na tarde dessa quinta-feira (17), a lei em torno do  Projeto de Lei 348/2013, do senador José Agripino (DEM/RN), que estabelece o dia 25 de outubro como o Dia do Patrono da Construção Civil e dos Profissionais da Engenharia Civil, reconhecendo o santo Frei Antônio de Sant´Ana Galvão. A informação foi apresentada pelo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), durante a sessão plenária 1.435.

“Na cidade de São Paulo, 1,5 pessoa por dia sofre acidentes na construção civil”, comentou. A data remete a 25 de outubro de 1998, data em que o considerado “Primeiro Engenheiro Brasileiro” foi beatificado pelo Papa João Paulo II. A sanção foi publicada nesta sexta, no Diário Oficial da União.

Há um ano, o presidente José Tadeu da Silva afirmava, durante audiência pública na Câmara Municipal de Guaratinguetá, cidade natal de Frei Galvão, sua “conduta exemplar e ética” como aspectos relevantes para que a comunidade tecnológica o consagrasse como seu patrono. “É nosso padroeiro, para os católicos. Ele é o espelho do que deve ser o profissional da Engenharia e da Agronomia”, ressaltou. “Nosso exercício profissional está relacionado à transformação dos bens naturais, garantindo o desenvolvimento e a sustentabilidade e ainda o bem ao nosso semelhante. Dessa forma, cumprimentamos a Câmara Municipal de Guaratinguetá, terra de Frei Galvão”, acrescentou.

Na ocasião, o presidente José Tadeu comentou ainda que, quando presidia o Crea-SP, o plenário do Regional aprovou, por unanimidade, Santo Antônio de Sant’Ana Galvão como o patrono “de todos aqueles que estão envolvidos na cadeia produtiva da Engenharia, do mais simples servente ao mais qualificado engenheiro, executor de obras”.

Conheça um pouco mais a trajetória de luz de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão

Confira vídeo alusivo a Frei Galvão

Fonte: Confea

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.