Mútua entrega capacetes de segurança a estudantes da Ufba

Projeto piloto da Caixa Bahia aconteceu durante o lançamento do Integra Crea-BA

Foi lançado na manhã de sexta-feira (22), na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador, o programa Integra Crea-BA, com as presenças do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Kruger, do presidente da Mútua, Paulo Guimarães e do presidente do Crea, Luis Edmundo Campos. O diretor de Benefícios da Mútua, Jorge Silveira, e os diretores da Mútua-BA, Emanuel Alves (geral) e Andersson Ambrósio (financeiro) também participaram da solenidade.

Entre os projetos apresentados, destacam-se a criação dos colégios institucionais, o novo projeto de Engenharia pública, o georreferenciamento na fiscalização e a entrega dos capacetes para os estudantes de Engenharia, com o patrocínio da Mútua-BA e incentivo e apoio da Diretoria Executiva da Mútua.

Capacetes – Paulo Guimarães, presidente da Mútua, falou sobre a motivação que a Regional da Mútua na Bahia deu com o projeto de entrega de capacetes para os calouros da Ufba, os primeiros do Brasil a receberem o equipamento. “É uma representação simbólica que tem relação não só com o exercício da profissão, mas também simboliza a proteção e marca ainda a aproximação do sistema profissional com os estudantes”. Receberam os capacetes estudantes de Engenharia Civil, de Minas e Sanitária.

Para o diretor geral da Mútua-BA, esta é a concretização de um projeto anterior, iniciado pelo diretor geral da Regional na gestão passada, Joseval Carqueija, após conversa com o então conselheiro Luís Edmundo Campos – atual presidente do Crea -, que sugeriu fazer algo para os estudantes, como um capacete, e que a Diretoria atual abraçou e elaborou o projeto para Direx. “Acredito que iniciativas positivas devem permanecer, independente de mudanças de gestão. Por isso, os capacetes é uma importante ação simbólica para aproximarmos o Sistema dos futuros profissionais. Outro projeto que merece destaque são os aparelhos de televisão que, a partir deste mês de março, já estão sendo distribuídos nas Inspetorias do Crea-BA para que sejam exibidos programas sobre o funcionamento do Sistema Confea/Crea e Mútua”, pontuou Emanuel Alves.

Integra Crea Bahia – é uma iniciativa que reúne os principais projetos do Conselho para os anos de 2019 e 2020. A ideia é que de forma integrada os projetos viabilizem um protagonismo do Crea na sociedade, dialogando com as diversas instituições para propor soluções práticas nas relações que envolvem a Engenharia, a Agronomia e as Geociências. “É um marco para o Crea, principalmente neste momento difícil em que a Engenharia precisa ser repensada”, declarou o presidente do Crea-BA Luis Edmundo Campos.

Para o presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, o momento é histórico e também de repensar os modelos de governança e de gestão pública. “As empresas de Engenharia são vítimas, por serem reféns dos governos. Unir órgãos de controle, setor produtivo e governos é fundamental para a criação de um novo modelo, que valorize as nossas atividades”, enfatizou.

Fonte: Mútua-BA (com informações do Crea-BA)

Fotos: Crea-BA

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.