Mútua apresenta projeto de Inclusão à Seid/PI

Diretores da Mútua com o secretário Mauro Eduardo

Na manhã desta segunda-feira (12), o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência do estado do PI, Mauro Eduardo, apresentou as instalações do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) aos diretores da Mútua, eng. civil Paulo Guimarães (presidente), eng. civil Marcelo Morais (diretor de Tecnologia) e eng. agr. Raimundo Ulisses Filho (diretor geral da Mútua-PI).

Durante a visita foi conversado sobre a possibilidade de uma parceria entre o Governo do Estado, a Mútua e o Instituto HandsFree para a implantação de equipamento de tecnologia assistiva conhecido como Plataforma Integrada HandsFree. Esse equipamento permite o controle do computador e automação residencial usando apenas o movimento da cabeça, ajudando pessoas com deficiência a terem uma melhor qualidade de vida. São inúmeros os usos do equipamento, como para educação à distância, por exemplo.

Conforme detalhou Paulo Guimarães, a Mútua está em fase de conclusão do Programa de Inclusão Mútua – PIM, que terá como primeiro parceiro o Instituto HandsFree, mas que no futuro deverá oferecer diversos outros produtos e serviços aos associados com deficiência.

Já o secretário falou que a implantação desse tipo de equipamento vai ajudar as pessoas com deficiência nas diversas atividades do dia a dia. “Nossa ideia é que o Estado possa adquirir esse equipamento para as pessoas que precisam”, explicou. Inicialmente, a equipe de gestão do Ceir fará o levantamento de quantas pessoas precisam desse tipo de equipamento.

Marcelo Gonçalves, diretor da Mútua, explicou que o equipamento incorpora várias tecnologias existentes e facilita a vida das pessoas o máximo possível. “A pessoa que possui esse equipamento pode fazer um curso a distância, pela internet, e digitar os trabalhos a partir do comando de voz ou mexendo a cabeça”, destacou.

Visita ao Centro Integrado de Reabilitação (Ceir)

 

Fonte: Gecom/Mútua (com informações da Ascom/Seid)

Fotos: Ascom/Seid

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.