Mútua promove Oficina de Gestão Financeira e Contábil para Engenheiros

Atividade foi desenvolvida especialmente pela Caixa de Assistência em encontro para profissionais e estudantes, na cidade de Alegrete (RS)

Palestra orientou engenheiros a manter uma boa gestão financeira

A Mútua do Rio Grande do Sul marcou presença na abertura do XVIII Encontro Estadual de Entidades de Classe (EESEC) – entre 26 e 28 de setembro, em Alegrete (RS) – ao promover atividades técnicas e educativas dirigidas a uma plateia de estudantes e profissionais da área.

Uma das atividades desenvolvidas especialmente para o público presente é a Oficina de Gestão Financeira-Contábil para Engenheiros, conduzida pelo contador Gustavo Caletti. Na oportunidade, além das lições de contabilidade e de como abrir e manter saudável uma empresa, os participantes recebem dicas preciosas de como organizar as contas particulares.

“Gestão financeira não é sobre sobrar dinheiro, tu gastar menos que ganha, é sobre tu enxergar o que está acontecendo na tua vida financeira e na da tua empresa, não é para ficar rico. Tu podes ter gestão financeira para ver que tu empresa está mal e fechar”, afirma Caletti.

Na aula, o contador cita diversas formas de controle, com destaque para o fluxo de caixa, ferramenta que considera essencial. “O fluxo de caixa vai te mostrar que dia vai faltar dinheiro. Se tu souber usar a ferramenta – que pode ser uma tabela de Excel – quando tu resolveres ser empreendedor, tu já vais arrancar melhor que 90% das pessoas que empreendem, porque a maioria não pensa nisso”, explica.

Na apresentação, Caletti aborda, ainda, os mitos do controle bancários, sobre impostos envolvidos na abertura e na manutenção de empresas, entre outras informações essenciais para o futuro empreendedor observar. “O engenheiro normalmente organiza a empresa sozinho; então, tanto o engenheiro, como pessoa física, quanto a empresa que ele abre, têm que ter esse olhar de controle”, afirmou.

Caletti encerra com um conselho, lembrando a importância do planejamento: “Quem perde tempo planejando ganha tempo vivendo. Conhecer tua vida financeira traz paz e tempo para agir.” E, em quatro passos, resume o que considera essencial para uma boa gestão financeira: entender o próprio mundo, praticar tempo administrativo, ter parcerias fortes e realizar.

“Potência não é nada sem controle, não adianta ser um baita engenheiro e não ter controle da vida financeira. Tem que tirar uma hora semanal para esse controle”, encerra.

Encontro de Engenheiros

A abertura do oficial do XVIII Encontro Estadual das Entidades de Classe (EESEC), na cidade de Alegrete (RS), em 26 de setembro, teve ainda a participação do diretor geral da Mútua do Rio Grande do Sul, Pablo Souto Palma.

No evento,Palma destaca a importância de se ampliar os canais de informação da Mútua com estudantes e profissionais e completa: “As palestras técnicas em eventos são novas ações de parceria entre a Mútua e as entidades de classe do estado”, declara.

O diretor administrativo da Mútua, Luiz Cláudio Ziulkoski, e as colaboradoras Kelen Bitencourt e Cleonice Santos também estiveram presentes ao encontro, em um estande de atendimento aos profissionais e associados, preparado para explicar o sistema Divulga Mútua, para um público de aproximadamente 130 profissionais.

O Encontro Estadual envolve dirigentes das 72 entidades de classe da área tecnológica do estado, profissionais e estudantes da Fronteira Oeste e representantes da Diretoria e Inspetorias do Crea-RS. Tradicional evento do Conselho, e fórum principal das entidades das profissões vinculadas ao Sistema Confea/Crea e Mútua, envolve palestras técnicas e debates sobre ações necessárias para a valorização profissional.

O evento é promovido pelo Crea-RS, em conjunto com o Colégio de Entidades Regionais do Rio Grande do Sul, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete e a Sociedade de Engenharia e Arquitetura de Alegrete. Na edição também foi votado um novo regulamento para o CDER (RS), braço do Conselho que é composto por representantes de todas as entidades com registro.

Fonte: Gecom/Mútua

Foto: Crea-RS

Com informações do Crea (RS)

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.