Materiais e serviços ajudam a aumentar custo da construção civil

construO custo da construção civil também registrou alta no Piauí. O preço médio do metro quadrado é o terceiro maior do Nordeste. Segundo o Índice Nacional da Construção Civil, os custos para quem deseja construir ou reformar ficaram mais caros e o material de construção é o principal responsável pelo aumento.

O engenheiro eletricista Lourinaldo Cavalcante iniciou uma obra há dois anos, porém com o aumento a obra teve um atraso. “Tive que fazer uma pausa para justamente equacionar a questão do dinheiro a ser aplicado na obra. Os materiais ao longo do tempo aumentaram bastante”, contou.

O metro quadrado no Piauí custava em 2013 R$ 831,32 e esse valor é o terceiro maior da região Nordeste. Segundo André Baía, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil, esse índice ficou alto porque foi calculado no mês em que ocorreu um reajuste na data base dos operários. O outro fator para o aumento, é que a maioria dos materiais utilizados nas obras é importada.

“O Piauí é um dos grandes importadores de material de construção. Como compramos de fora e o frete também teve reajuste, isso acarreta aumento também nessa área”, afirmou Baía.
Eduardo Pires, engenheiro, aconselha a comprar o imóvel na planta. “Quando compramos um imóvel na planta temos mais opções, pois dificilmente irá desvalorizar”, explicou.

Fonte: G1

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.