Notícias

Lideranças da Geologia falam sobre a profissão e os debates em torno de temas em destaque

Comemora-se hoje, 30 de maio, o Dia do Geólogo. A data faz referência à aprovação do Projeto de Lei nº 2028/60, antecedente da Lei nº 4.076, que regulamenta a profissão.

Na gestão atual das Diretorias Regionais da Mútua três diretores são da categoria: Mário Cavalcanti de Albuquerque, geólogo e diretor administrativo da Mútua-MT; Pablo Souto Palma, geólogo e diretor geral da Mútua-RS; e a engenheira geóloga Leila Issa Vilaça, diretora geral da Mútua-ES.

Bastante versátil e abrangente, a Geologia se encarrega de entender a terra, sua formação e modificações, não se restringindo apenas aos processos, mas também os efeitos e causas dos impactos ambientais da ação do homem e dos fenômenos naturais.

“É muito empolgante, pois são muitas vertentes dentro da Geologia. Na verdade, se formos parar para analisar, a Geologia compreende toda a Engenharia. Na Civil, por exemplo, as construções precisam de ferro, que é um mineral, a areia que é extraída de rochas, o cimento é proveniente do calcário. Todos esses subprodutos têm, em sua origem, a Geologia”, exemplifica Mário Cavalcanti de Albuquerque.

Outro aspecto que, para Pablo Souto Palma, também se destaca na profissão é o fato de levar o profissional a conhecer lugares e realidades distintas. “Os fatos mais marcantes (da trajetória profissional) são o quanto a gente consegue estabelecer e vivenciar um mundo tão diferente do mundo em que fomos criados. Fui criado em cidade grande e, depois da minha formação, acabei convivendo com realidades de comunidades pequenas, do interior. Isso acaba te trazendo uma marca muito grande de como existe uma diversidade de realidades muito diferentes no Brasil e até mesmo dentro do meu estado, que é o RS, onde eu acabei atuando mais profissionalmente”.

Leila Isa Vilaça salienta a presença das mulheres na categoria, como “fruto das dedicação, engajamento e comprometimento com as mudanças sociais, econômicas e ambientais necessárias”. “Temos profissionais que trabalham desde a academia e no amplo espectro da atividade mineral, desde pesquisa até produção industrial. Como em qualquer atividade profissional, as mulheres têm cada dia mais ocupado posições de liderança e destaques em empresas diversas da área mineral”, apontou.

 

Os geólogos no Confea
A participação dos geólogos no Sistema Confea/Crea e Mútua tem se intensificado mais a cada ano e ela é extremamente importante para a valorização e o fortalecimento da categoria, bem como para a atuação dessas instituições. O ex-diretor da Mútua-PE, o geólogo Waldir Duarte Costa Filho, atualmente conselheiro federal, explica essa dinâmica da participação no Sistema: “Termos representantes no Plenário do Confea é extremamente salutar, pois, mais que defendermos a profissão e as atividades, mantemo-nos vivos e lembrados perante o Sistema, os profissionais e a sociedade. Recentemente tivemos no Confea um Geólogo como conselheiro federal na qualidade de titular, o Pablo Souto Palma, do Rio Grande do Sul, que desempenhou muito bem seu papel e hoje está com vocês na Mútua-RS, ao contrário de mim, onde fui duas vezes diretor da Mutua-PE e hoje estou como conselheiro federal titular. Atualmente, além de mim, temos outros dois geólogos como conselheiros federais suplentes, o Jaime da Paz, do Piauí e o Oswaldo Costa de Alagoas. E isso é muito bom para nossa profissão. Estamos sempre atentos, vigilantes, ajudando nossos profissionais, mas, sobretudo, a Engenharia como um todo.”

Leia aqui entrevista com o Geólogo Mário Cavalcanti de Albuquerque

Pablo Souto Palma fala mais sobre a profissão em uma entrevista concedida à Gecom/Mútua. Confira
A diretora da Mútua-ES, Leila Vilaça, detalha os números da Geologia no seu estado e fala sobre outras questões. Veja aqui.
Outros aspectos, como os temas da Geologia em destaque atualmente no Confea, foram abordados pelo conselheiro federal, Waldir Costa, em entrevista. Leia a íntegra aqui.
 
Fonte e fotos: Gecom/Mútua