João Pessoa sedia o 10º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos

Evento teve início nessa terça-feira (11) com oficinas e a abertura solene. A Mútua-PB é uma das apoiadoras do Fórum

Giucelia Figueiredo, diretora da Mútua, e Orlando Villar, professor da UFPB

Um importante evento técnico-científico realizado no Brasil sobre a temática, o Fórum Internacional de Resíduos Sólidos (FIRS) abrange, desde estudos acadêmicos, até a visão governamental e empresarial. Sua 10ª edição é realizada esta semana na capital paraibana, no Espaço Cultural José Lins do Rego. A proposta é difundir e aprofundar conhecimentos que abordem as causas da existência dos resíduos sólidos, provocando uma reflexão que leve a uma consciência das suas consequências para a relação sociedade-natureza, histórica e socialmente construída.

A Mútua-PB é uma das instituições apoiadoras do evento e registra presença com a participação das diretoras, Giucelia Figueiredo, diretora executiva da Mútua nacional, e Candida Regis Bezerra de Andrade, diretora administrativa da Regional. Em um estande, os participantes do FIRS recebem atendimento da Caixa de Assistência e podem conhecer mais sobre as atividades, o papel e a gestão da Mútua.

Candida Regis Bezerra de Andrade, diretora da Mútua-PB

O FIRS vai além do seu objetivo de apresentação de métodos, tecnologias, produção científica e boas práticas para a não geração, redução, reuso, reciclagem, tratamento e disposição ambientalmente adequada para os resíduos sólidos. Trata-se de um encontro para compartilhar conhecimento em busca de melhor qualidade de vida. Sua organização é de autoria do Instituto Venturi Para Estudos Ambientais e conta com a visão qualificada dos professores da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na construção de capacidades.

Até sexta-feira (14), uma extensão programação compõe a agenda do evento. Entre os assuntos em pauta, destacam-se questões como os resíduos sólidos e o comportamento, ecologia industrial, objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS’s), economia circular, indicadores aplicáveis à gestão e políticas públicas de resíduos sólidos, ente outras.

 

Fonte: Gecom/Mútua (com informações do Instituto Venturi)

Fotos: Mútua-PB

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.