Ipatinga recebe encontro regional sobre políticas públicas

O encontro vai contemplar 30 cidades de cada uma das 10 macrorregiões do estado, alcançando os 853 municípios mineiros

Com a proposta de suprir uma demanda técnica da administração municipal nas cidades de pequeno porte em Minas Gerais, a Associação Mineira de Municípios (AMM) desenvolve o projeto “AMM nos Municípios – Encontros nas Macrorregiões”, que vai contemplar 30 cidades de cada uma das 10 macrorregiões do estado, alcançando os 853 municípios mineiros.

No Vale do Aço a reunião será em Ipatinga, dia 9 de novembro, às 8h, no auditório da Faculdade de Direito de Ipatinga (Fadipa), na rua João Patrício Araújo, bairro Veneza. Os municípios de Andradas, no Sul de Minas, Itapagipe, no Triângulo Mineiro, Guarda-Mor, no Noroeste Mineiro, Guidoval, na Zona da Mata, Itapecerica, no Centro-Oeste Mineiro, Curvelo, na região Central e Poté, no Vale do Mucuri, já receberam o encontro. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) é um dos parceiros da AMM neste projeto de interiorização.

A iniciativa tem como finalidade promover reuniões para que os gestores e servidores públicos das cidades do interior de Minas Gerais tenham a oportunidade de discutir e debater temas de necessidade da sua região, além de reivindicarem ações e mais desenvolvimento. O Crea-Minas vai contribuir com sua experiência dos Encontros Regionais – Políticas Públicas e Corresponsabilidade Social, realizados entre 2012 e 2013. Os encontros mobilizaram 6.700 profissionais da área tecnológica em 60 cidades de 12 regiões de Minas. Por meio de reuniões e debates, foram produzidos 11 cadernos técnicos, com 1248 proposições técnicas alinhadas aos eixos temáticos Meio ambiente, Rodovias, Urbanicidade, Impacto das Chuvas e Alimentos.

Crea 
O coordenador de políticas públicas do Crea-Minas, engenheiro civil José do Carmo Dias, esclarece que o projeto da AMM será uma oportunidade para divulgar as políticas públicas da engenharia às novas administrações municipais, além de qualificar agentes públicos e técnicos que integram o Sistema Confea/Crea e Mútua.

“Em cada um dos encontros, vamos ministrar uma palestra técnica, demonstrando a importância das funções tecnológicas e do engenheiro como elemento fundamental para busca de soluções na formação do desenvolvimento econômico e social”, comenta. Segundo ele, serão distribuídos os cadernos resultantes dos Encontros Regionais com as principais necessidades técnicas de cada uma das 12 Regionais do Crea-Minas.

TCE 
O projeto também tem como parceiros o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG), Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), a Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir/Subsecretaria de Integração Regional) e Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), e apoio institucional da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

 

Fonte: Diário do Aço

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.