Inspeção predial é tema de curso que será realizado, esta semana, em Curitiba

A inspeção predial é uma ferramenta eficaz para analisar o estado de conservação e as condições das estruturas, bem como prever medidas de prevenção e de correção necessária, ampliando o tempo de vida útil do prédio, principalmente quanto à sua funcionalidade e desempenho. A função principal é diagnosticar o mais cedo possível qualquer tipo de deficiência existente nas edificações e compreende importantes processos que contribuem para a conservação e melhora de performance das construções.

Esta atividade deve ser executada periodicamente por profissionais capacitados e com alto grau de conhecimento técnico para detectar as patologias e emitir a solução mais viável e adequada para o problema. Para atender a esta demanda, o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná (Ibape) organiza o Curso de Inspeção Predial, nos dias 23, 24 e 25 de novembro, em Curitiba. As aulas serão ministradas pelo engenheiro civil e professor Emerson de Mello. As inscrições podem ser feitas pelo envio de e-mail para ibapepr@ibapepr.org.br.

De acordo com o Emerson de Mello, atual vice-presidente de periciais e inspeções prediais do IBAPE-PR e diretor técnico de ensino do Ibape Nacional, o curso é destinado a engenheiros e arquitetos, gestores patrimoniais, gerentes operacionais de edificações e demais profissionais que desejam se preparar para atender a necessidade das edificações e atendimento as leis e ou projetos de lei já existentes. O objetivo é capacitá-los para atuar como inspetor predial no diagnóstico de anomalias e desconformidades em edificações prediais.

O conteúdo do curso abordará, entre outros temas, legislação vigentes específicas, atuação profissional, analogia com a medicina, elaboração de laudos e influencias das normas ABNT. Também serão apresentados cases comentados e os participantes terão uma aula prática de vistoria e, a partir desta ação, estruturar um laudo de inspeção predial.

 

Fonte: Mirian Gasparin

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.