Inovação pauta treinamento anual dos colaboradores e diretores da Mútua

Com foco no aprimoramento de suas atividades e no desenvolvimento das equipes de colaboradores – da Sede e das 27 Caixas Regionais – e, também, de seus diretores, a Mútua promoveu em Caldas Novas (GO) o VI Mutuação, treinamento anual da Instituição. Inovação foi o tema escolhido para nortear a programação e os debates do encontro que, durante seus dois primeiros dias, reuniu apenas os colaboradores em torno das palestras e treinamentos preparados pela Mútua.

Na quarta-feira (6), os cerca de 80 diretores regionais uniram-se ao grupo, na sequência da programação do evento. Uma solenidade marcou a abertura dessa segunda etapa do treinamento. Os diretores executivos da Mútua, eng. civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães (presidente), eng. civil Jorge Roberto Silveira (diretor de Benefícios), Gerson de Almeida Taguatinga (diretor financeiro) e eng. civil Marcelo Gonçalves Nunes de Oliveira Morais (diretor de Tecnologia), receberam o presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva, e o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), eng. eletric. Murilo Celso de Campos Pinheiro.

Paulo Guimarães enalteceu a presença de todos, diretores e colaboradores da Mútua e convidados, enfatizando que os dois dias de treinamento dos colaboradores haviam sido muito frutíferos e almejou o mesmo sucesso à agenda dos diretores regionais. “De fato, o tema inovação permitiu que grandes debates, palestras e apresentações fossem realizadas nesses dois primeiros dias do VI Mutuação. Tudo isso foi pensado para agregar ainda mais conhecimento e inovações ao time da Mútua”, apontou. Ele ainda citou alguns dos importantes projetos da Diretoria Executiva que, aos poucos, começam a sair do papel, como o programa Jovem Engenheiro e o benefício Bolsa de Estudos.

Destacando a importância do trabalho em conjunto, o presidente do Confea reforçou o apoio do Conselho Federal à Caixa de Assistência. “O Mutuação é o espaço para a discussão e a reflexão sobre o destino da Mútua, com a presença das 27 Unidades Federativas que, de forma harmônica, prestam serviços relevantes à Mútua e aos profissionais do Sistema”.

A escolha do tema inovação como o centro dos debates do VI Mutuação foi referenciado pelo presidente da FNE. Para Murilo Pinheiro, enquanto todo o país basicamente discute apenas questões políticas, a Mútua se destaca trazendo à discussão um assunto tão relevante. “A Mútua e sua Diretoria Executiva, de forma estratégica e inteligente, promovem este evento com toda a seriedade para discutir inovações”, sublinhou.

Extensa programação

A abertura oficial aos diretores foi precedida de extensa programação norteada pela temática central do evento “Inovação”, e permeada de atividades, palestras e workshops destinadas aos colaboradores, gestores e supervisores da Mútua. Já no primeiro dia de atividades (4) os presentes, advindos dos 27 Estados da Federação, foram apresentados aos Projetos de Inovação da Diretoria Executiva da Instituição. A fala dos diretores foi seguida de palestra motivacional com o tema “Construindo Tropas de Elite”. Ministrada pelo ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais da PM do RJ – Bope/RJ, Rodrigo Pimentel, a palestra estabeleceu relação entre a realidade do Bope e da Mútua, com foco na inovação, resultados, trabalho de equipe, liderança mútua e superação de limites.

A programação da terça-feira (5) foi iniciada com a palestra “Recuperação de Crédito”, ministrada pelo especialista em finanças e em desenvolvimento de produtos e serviços da Serasa Experian, Pedro Paulo Cunha. A palestra abordou e debateu formas e estratégias inovadoras de cobrança e recuperação de crédito a serem adotadas em momentos de crise econômica como o que o país enfrenta atualmente. No período da tarde, o tema “Inovações na Cobrança” continuou em pauta, em painel conduzido pela Gerência Jurídica da Mútua.

Registro da oficina de Planejamento Estratégico

Registro da oficina de Planejamento Estratégico

Dentro do painel, vários colaboradores deram contribuições com relatos de experiências vividas em suas Regionais. A Caixa DF apresentou, ainda, a experiência e os resultados da I Semana de Conciliação realizada em maio, projeto piloto desenvolvido pela Mútua e que deve agora se estender para as demais regionais, iniciando pela Caixa-GO. Encerrando o dia de atividades, foi promovida oficina com o tema “Planejamento Estratégico”. A atividade propôs que os colaboradores, após conhecerem um pouco sobre as metodologias e finalidades do planejamento estratégico, realizassem proposições de ações a serem incorporadas ao plano da Instituição.

Já a manhã da quarta-feira (6) foi marcada por painéis de inovação em diversas áreas: Inovações no Tecnoprev; Inovações na Ouvidoria; e Inovações na ISO 9001:15.

O período da tarde foi composto por atividades paralelas. Enquanto a palestra “Inovações no atendimento na busca pela excelência” era ministrada pelo Coach em Comunicação empresarial Carlos Neymer, no auditório, ilhas de atendimento foram montadas no saguão para que os colaboradores sanassem dúvidas operacionais de diversos setores. Encerrando as atividades do dia, após a solenidade de boas-vindas aos diretores regionais, os presentes acompanham a palestra motivacional “O meu Everest”, ministrada pelo cartunista e ex-executivo de Marketing Luciano Pires.

mauro

Mauro Carrusca questionou “Que momento é esse?”

O evento, que seguiu até a manhã deste sábado, ainda teve painéis específicos para diretores e gestores da Mútua onde foram abordados temas como a Carta de Serviços da Instituição, contratos e convênios, inovações na defesa da ART, dentre outros. Foram realizadas, ainda, palestras técnicas de oratória, com Altamir Andrade, a palestra sobre inovação, “Que momento é esse?”, com Mauro Carrusca e ainda reuniões setorizadas, como a reunião da Diretoria Executiva e reunião da Direx com diretores coordenadores regionais.

Aspectos relevantes sobre a gestão de contratos, convênios e termos de referência foram apontados por Ricardo Sampaio

Aspectos relevantes sobre a gestão de contratos, convênios e termos de referência foram apontados por Ricardo Sampaio

A empresa de treinamentos Integração Escola de Negócios e Conquistar apresentou o jogo vivencial Ação em Cadeias

A empresa de treinamentos Integração Escola de Negócios e Conquistar apresentou o jogo vivencial Ação em Cadeias

altamir

A oratória no contexto da liderança foi um dos tópicos abordados por Altamir Andrade

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.