Indústria 4.0 é tema de simpósio SAE BRASIL em Curitiba

Discutir possíveis formas de interagir com as ferramentas da Indústria 4.0 e encontrar soluções eficazes para o aumento da produtividade nas empresas é a proposta do 8º Simpósio SAE BRASIL de Sistemas de Manufatura. Sob a direção de Carlos Gallani, gerente técnico de Planta da Bosch, o encontro será realizado dia 30 de novembro, na FAE Business School, em Curitiba.

Sob o tema “Produtividade, Conhecimento e Tecnologia: Fábrica 4.0 como Alavanca para a Mudança Competitiva”, o simpósio anual reunirá representantes de montadoras, empresas fornecedoras e universidades, que irão difundir novas tecnologias e melhores práticas de manufatura em apresentações e sessões de debates, organizadas em dois painéis temáticos. (Ver abaixo a programação do encontro)
Para Gallani, é preciso aliar produtividade, conhecimento e tecnologia para alcançar as mudanças que irão alavancar o crescimento no contexto da Indústria 4.0. “Se por um lado nós temos desafios no preparo de nossas competências profissionais e no desenvolvimento de uma infraestrutura de dados robusta, há também oportunidades para criar essa nova realidade industrial e ser protagonista do futuro”, aponta.
O simpósio é destinado a engenheiros e profissionais das áreas de manufatura, processos e produtos, assim como estudantes de engenharia. “Os simpósios da SAE BRASIL abordam temas importantes para a comunidade da engenharia da mobilidade e trazem visão das tendências globais em tecnologias de ponta”, diz o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.
Organizado pela Seção Paraná e Santa Catarina da SAE BRASIL, sob a direção do engenheiro Massami Murakami, o 8º Simpósio SAE BRASIL de Sistemas de Manufatura conta com os seguintes apoiadores e patrocinadores: Bosch, CNH Industrial, FAE Business School, FIEP/ SESI/ SENAI/ IEL, Siemens e Stäubli.
PROGRAMAÇÃO DO 8º SIMPÓSIO SAE BRASIL DE SISTEMAS DE MANUFATURA
30 DE NOVEMBRO
8h15 – Boas-vindas com Jorge Apóstolos Siarcos, reitor da FAE.
8h40 – Solenidade de Abertura com Carlos Gallani, chairperson do 8º Simpósio SAE BRASIL de Sistemas de Manufatura e gerente técnico de Planta da Bosch.
PAINEL TECNOLOGIA
9h – Palestra “Rota 2030, a Nova Política Industrial do Setor Automotivo”, com Antonio Megale, presidente da ANFAVEA.
9h30 – Palestra “As Mudanças da Automação Industrial com a Nova Revolução”, com Ronaldo Diotto, gerente de Manufatura da AGCO Group.
10h – Palestra “Desafios e Experiências da Indústria 4.0 na Fábrica”, com Bruno Ayusso, gerente de engenhariade Processos da Empresa Brasileira de Compressores (Embraco).
11h – Palestra “A Manufatura na Fábrica do Futuro”, com Celso Placeres, diretor de Manufatura da Volkswagen.
11h30 – Palestra “As Fábricas Inteligentes da Nova Revolução Industrial”, com Antonio Mandalozzo, gerente industrial de Operações Inteligentes da Electrolux para América Latina.
12h – Palestra “Jornada para a Indústria 4.0”, com Mozarte Reck, gerente da Bosch.
12h30 – Debate moderado por José Vicente Cordeiro, diretor de Pós-graduação da FAE.
PAINEL CAPITAL HUMANO
14h – Palestra “Gestão do Conhecimento na Fábrica Digital”, com Jorge Muniz Junior, coordenador do Curso de Mestrado em engenharia de Produção da Universidade Estadual Paulista (UNESP).
14h30 – Palestra “Equipes de Alto Desempenho para a Nova Revolução Industrial”, com Luiz Quinalha, diretor de Fabricação da Renault.
15h – Palestra “Os Desafios da Qualidade na Nova Revolução Industrial”, com Richard Scwarzwald, diretor de Qualidade da FCA para América Latina.
16h – Palestra “Como Promover a Inovação Industrial”, com Alain Tissier, vice-presidente da Renault do Brasil.
16h30 – Debate moderado por Marcio Migues, acadêmico da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ).
17h10 – Cerimônia de Encerramento com Alexandre Maneira, gerente do 8º Simpósio SAE BRASIL de Sistemas de Manufatura e professor da FAE.
8º Simpósio SAE BRASIL de Sistemas de Manufatura
Data: 30 de novembro de 2017, das 8h30 às 17h30.
Local: FAE Business School (auditório) – avenida Visconde de Guarapuava, 3.263, Centro, Curitiba, PR
Fonte: Jornal Dia a Dia
Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.