Fisenge completa 25 anos e reúne especialistas e lideranças para debater a Engenharia e a soberania nacional

O Jubileu de Prata da entidade foi comemorado no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, no último dia 21. Paulo Guimarães, presidente da Mútua, participou do evento

Anielle Nascimento, Luiz Cosenza, Joel Krüger, Pedro Celestino, Clovis Nascimento, Paulo Guimarães, Carlos Monte e Olímpio dos Santos

Com a missão de articular e coordenar a atuação dos sindicatos filiados, representar e defender os profissionais da sua base e contribuir para a construção de um Brasil soberano, sustentável e democrático, com uma sociedade justa, fraterna e solidária, nasceu em 1993 a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge). Os 25 anos de atuação da entidade foram comemorados no último dia 21, com um evento técnico no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro.

O Simpósio “SOS Brasil Soberano: A Engenharia, as Eleições e o Desenvolvimento do Brasil”, promovido com apoio da revista Carta Capital, teve um público formado por representantes de diferentes entidades ligadas à Engenharia nacional, a organizações da sociedade civil, parlamentares, pesquisadores e profissionais.

À mesa de abertura, representantes de entidades da Engenharia nacional, como o presidente do Confea, Joel Krüger, o presidente da Mútua, Paulo Guimarães, o presidente do Crea-RJ, Luiz Cosenza, da FNE, Carlos Monte, e o presidente do Senge-RJ, Olímpio Alves dos Santos. Ainda compôs o dispositivo a diretora da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Anielle Nascimento.

Sob a mediação do presidente da entidade, Clóvis Nascimento, convidados de renome discorreram sobre o tema proposto: o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, o economista Paulo Nogueira Batista Jr. e o sociólogo Clemente Ganz Lúcio. “São 25 anos de uma trajetória de luta para muito além das questões corporativas, mas, sobretudo, de contribuição para o desenvolvimento do Brasil”, comentou o presidente da Fisenge.

Embaixador Celso Amorim e demais participantes do simpósio SOS Brasil Soberano

Destacando o papel da Fisenge, Joel Krüger parabenizou todos os envolvidos na trajetória da entidade e reforçou o apoio do Conselho Federal às causas da Engenharia nacional. “A Fisenge desempenha um belíssimo trabalho de luta em defesa da democracia, da liberdade, da engenharia, defesa da soberania nacional. Gostaria de parabenizar todos os sindicatos e todos os associados aqui presentes. Tivemos uma edição do SOS Brasil Soberano agora na Soea, em agosto. E esse é um tema em que estamos absolutamente alinhados, estamos juntos nesta luta”, sublinhou.

Levar estabilidade e desenvolvimento aos profissionais, contribuindo com o fortalecimento do Brasil. Essa foi a mensagem que o presidente da Mútua deixou aos presentes, ao congratular a Federação pela data especial e ao falar da importância da Mútua para a área tecnológica. “Esse Jubileu de Prata é um momento muito importante com todas as lideranças da Engenharia do Brasil”, considerou Paulo Guimarães, lembrando o papel social e assistencial do Sistema Confea/Crea. “A Mútua e o Confea, em parceria com as entidades, vão trabalhar para estabelecer programas em possamos atender principalmente ao associado que precise de requalificação, contribuindo, assim, para a defesa da soberania nacional”, acrescentou.

Chacon, Presente!
Falecido em 3 de julho, o engenheiro eletricista, conselheiro do Confea e ex-presidente do Crea-RJ, José Chacon de Assis, foi homenageado por meio da entrega de uma placa da Fisenge à esposa, Silvia Chacon, e a uma de suas filhas. Suas lutas pela democracia, Anistia, Constituição, por movimentos sociais, ambientais, sindicais, como ex-diretor do Senge-RJ, e pela soberania do país, foram saudadas pelo público aos gritos de “Chacon, Presente!”.

 

Fonte: Gecom/Mútua (com informações do Confea e da Fisenge)

Fotos: Adriana Medeiros (Fisenge) e Confea

 

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.