Estudantes da IAL participam de lançamento de sementes em microgravidade simulada

Ao flutuar no interior de uma nave espacial em órbita, os corpos não apresentam peso, isto significa que eles estão em uma situação de microgravidade. E o que aconteceria se um balão de gás hélio, abastecido com experimentos, fosse lançado nesse ambiente? É exatamente essa experiência que os alunos do Instituto Alpha Lumen (IAL), de São José dos Campos (SP), realizarão no próximo sábado, 29/09, no Observatório da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), no interior paulista.

Finalistas da Gincana Galileu de Astronomia, os estudantes venceram etapas anteriores que garantiram a participação no lançamento. Rodadas de perguntas sobre astronomia, organizadas e transmitido pelo programa Luneta Livre, e um quiz dentro do IAL selecionaram os estudantes.

Juliana Biscuola é a professora que acompanha a equipe, composta por Talita Roberta de Souza (9º ano), Mel Moura Lopes, Gabriel Maciel Raad e Theo Santos Siqueira. De acordo com ela, a participação dos alunos contribui para o desenvolvimento do método científico e desperta o interesse sobre questões que envolvam o desenvolvimento de novas tecnologias na exploração espacial.

No sábado, os participantes levarão seu experimento de sementes de girassol no balão, com o objetivo de avaliar a resistência do experimento na microgravidade. Uma das propostas dos orientadores é que as sementes sejam plantadas quando retornarem da estratosfera, avaliando os efeitos.

O ideal é que os estudantes façam com que os experimentos biológicos flutuem e eles possam entender os efeitos nocivos da estratosfera. Para aumentar a compreensão, é interessante separar a experiência em diferentes modos de proteção, como papel alumínio, pardo e papel filme, ou não protegê-lo com nada, além de uma rede”, afirma Lucas Fonseca, diretor da Missão Garatéa, iniciativa brasileira que promove a ciência através de projetos.

A ação tem apoio da UFSCAR e do grupo Zenith, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

Alunos do Instituto Alpha Lumen participam de experimento científico
Quando: 29 setembro de 2018 – sábado
Horário: 9h às 16h – Lançamento do balão às 11h
Onde: Observatório da UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos
Endereço: Rodovia Washington Luís s/n – em frente a saída principal da cidade de São Carlos
Vídeo (lançamento do balão em 2017): https://youtu.be/Q_3MO0aVXbI

 

Fonte: odiario.com

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.