Estande da Mútua no FMA recebe palestra do Crea-DF sobre Crise Hídrica

A manhã começou movimentada no estande da Mútua no 8º Fórum Mundial da Água. O mini auditório localizado no espaço foi palco da Palestra intitulada “Da crise à Transição Hídrica”, ministrada pelo conselheiro e diretor de relações institucionais do Crea-DF, eng. civil Newton de Castro. Tendo atuado por duas vezes como secretário de Meio Ambiente do DF, o engenheiro civil trabalha há mais de 30 anos a temática água.

O painel apresentado por Castro contemplou parte do material desenvolvido pelo Observatório da Água – grupo de trabalho criado pelo Crea-DF para trabalhar a temática, – além de dados sobre o porquê uma mudança de paradigmas é necessária para enfrentamento “Devemos parar de discutir a crise e passar a pensar mais à frente, na transição hídrica, e o que será feito para não voltarmos ao estágio de crise. Creio que a ênfase deve ser a mudança de comportamento, envolvendo os diversos agentes sociais, desde o cidadão, até os organismos de controle e execução”, afirma o engenheiro.

Segundo ele, a transição deve ultrapassar a esfera governamental, uma vez que a natureza do problema não comporta desvios em relação ao tema central. “Comporta, sim, reavaliações permanentes, sem mudanças de curso ou paralisação de ações e deve passar, necessariamente, por toda a sociedade, que por meio da comunicação adequada e transparente, poderá participar e contribuir”, finaliza.

A Mútua segue com seu estande na Feira do Fórum Mundial da Água até esta sexta-feira (23), com diversas atividades. A entrada é gratuita.

 

Fonte: Gecom/Mútua

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.