Engenheiros: projetos de sonhos, construções de realidade

Uma das principais datas do Sistema Confea/Crea e Mútua, o Dia do Engenheiro, é comemorado neste 11 de dezembro. Além da relevância social e econômica para o país e para a sociedade, os números da categoria impressionam: são mais de 1,5 milhões de profissionais registrados nos 27 Creas; 330 títulos reconhecidos; 6443 cursos cadastrados; e mais de 200 mil empresas registradas.

Lideranças do Sistema, os diretores executivos da Mútua e os conselheiros federais, deixaram suas impressões sobre a Engenharia nacional e, também, seus votos de congratulações aos profissionais.

Os diretores da Mútua, Marcelo Morais, Jorge Silveira e Paulo Guimarães destacam a importância do trabalho dos engenheiros

Eng. civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães – presidente da Mútua
“Falar aos meus colegas de profissão é sempre uma honra e uma alegria, pois me orgulho de fazer parte de uma profissão tão relevante e essencial para a qualidade de vida das pessoas e para a evolução da sociedade e do país. Neste 11 de dezembro, quero saudar aos mais 1,5 milhões de profissionais brasileiros pelas inúmeras atuações brilhantes e pelos trabalhos de grande expressividade que vemos todos os dias na Engenharia brasileira. Também quero destacar que, apesar das dificuldades, a Engenharia se mantém forte e pujante em busca das melhores soluções para os obstáculos que a sociedade enfrenta.”

Eng. civil Jorge Roberto Silveira – diretor de Benefícios da Mútua
“A profissão de engenheiro é uma profissão singular, complexa e simples ao mesmo tempo. Complexa pois é norteada por diversos aspectos e simples pois um engenheiro precisa se colocar no lugar daqueles que serão afetados por seu trabalho, facilitando e melhorando suas vidas. A visão macro do engenheiro, que busca resultados de longo prazo, passa pela ética, pelo planejamento, execução, acompanhamento e controle de seus projetos, com vistas a entregar soluções duradouras e práticas. Um profissional que tem o papel de mudar a realidade em meio às dificuldades e transformar o que se idealizou, merece todo nosso reconhecimento, em especial no seu dia.”

Eng. civil Marcelo Gonçalves Nunes de Oliveira Morais – diretor de Tecnologia da Mútua
“A Engenharia é o estudo para a materialização de uma ideia, de um sonho em realidade. A atividade Engenharia consiste na arte de desenvolver cenários e formular soluções para satisfazer às necessidades humanas, respeitando o planeta. Parabéns aos profissionais que todos os dias cumprem essa importante missão a que se designaram ao se tornarem engenheiros.”

Plenário do Confea: conselheiros congratulam os mais de 1,5 milhões profissionais do país

Eng. Agr. Daniel Antonio Salati Marcondes – conselheiro federal e presidente do Confea em exercício
O Dia do Engenheiro é regido pelo Decreto 23.569, de 1933, assinado por Getúlio Vargas, que regulamentou a profissão. Todos os engenheiros estão de parabéns. É um momento de comemoração pelas conquistas alcançadas. Como é o caso do convênio do Confea com Portugal, que abriu as portas da Europa para nossos engenheiros. Uma grande valorização profissional, algo que devemos sempre comemorar. Nesse sentido, auxiliamos cerca de 80 entidades para a realização de cursos de valorização profissional, com um aporte, em 2017, de quase 10 milhões pelo Confea em investimentos na valorização profissional. ”

Eng. Ind. Mec. Afonso Ferreira Bernardes – conselheiro federal
“Este ano tivemos no Confea muitos avanços para a Engenharia brasileira como um todo. Foram inovações, processos relatados que são diretamente ligados à defesa da Engenharia e Agronomia no país, resoluções que valorizam o profissional, a fim de traduzir o que o profissional da engenharia representa para a sociedade brasileira. Desejo que a data de hoje, muito próxima ao Natal e ao Ano Novo, nos traga a reflexão do que já foi feito e do que ainda podemos avançar com o nosso poder de ação e capacidade de defesa da sociedade brasileira.”

Eng. Civ. Alessandro José Macedo Machado – conselheiro federal
“Estamos fazendo um grande programa envolvendo a distribuição profissional no Brasil, em busca de equilíbrio para que os engenheiros possam ocupar o seu mercado de trabalho. Somado a isso, e também como forma de valorização profissional, estamos lutando para aumentar a remuneração média da categoria.”

Eng. Agr. Antônio Carlos Albério – conselheiro federal
“Fico muito feliz por estarmos comemorando no dia de hoje o Dia do Engenheiro, que é um profissional tão importante para o desenvolvimento de municípios, estados e países. Este ano de 2017 não foi muito feliz para nossas atividades profissionais em função da crise que o país atravessa, mas os novos indicadores nos trazem esperança de que em 2018 possamos recuperar a nossa economia. Aí sim, mais uma vez, a engenharia mostrará a sua importância para o desenvolvimento do país e para o bem-estar da sociedade.”

Eng. Agr. Célio Moura Ferreira – conselheiro federal
“Sempre digo que ao olharmos em volta, tudo tem a Engenharia. A começar pela nossa alimentação, as construções e a infraestrutura. A Engenharia é uma profissão muito digna e importante, portanto o Dia do Engenheiro deve ser comemorado efusivamente. ”

Eng. Eletric. Edson Alves Delgado – conselheiro federal
“A evolução é intrínseca aos avanços tecnológicos. Parabéns aos engenheiros que trabalham diuturnamente pelos avanços tecnológicos e, assim, possibilitam a evolução do país e de sua sociedade. ”

Eng. Agr. Evandro José Martins – conselheiro federal
“Hoje é um dia muito significativo para o Sistema. A expedição do Decreto criando o Dia do Engenheiro, assim como o Decreto que criou o Sistema Confea/Crea é um marco para a Engenharia. Devemos a cada ano comemorar essa data especial e, agora em 2017, tivemos a grata oportunidade de estarmos reunidos em uma Sessão Plenária do Conselho Federal neste dia. ”

Eng. Agr. Francisco Soares da Silva – conselheiro federal
“Os engenheiros do Brasil estão de parabéns. Que a sociedade nos ofereça um maior reconhecimento diante da importância das nossas profissões. ”

Eng. Eletric. Inarê Roberto R. Poeta e Silva – conselheiro federal
“Nesta data em que comemoramos o Dia do Engenheiro quero parabenizar a todos os meus colegas de profissão e desejar que continuem engrandecendo essa importante categoria profissional, que é a que faz o Brasil girar. Que todos os profissionais tenham certeza que o Confea está na constante busca pela valorização profissional. Nesse meu primeiro ano como conselheiro federal fui testemunha e parte de um trabalho árduo que trará relevantes resultados para os profissionais, como a ART Nacional e o avanço do acordo entre países para que os profissionais brasileiros possam atuar também no exterior. Continuaremos trabalhando nesse sentido, buscando sempre a modernização e aperfeiçoamento do Sistema. ”

Eng. Civ. André Luiz Schuring – conselheiro federal
“O Dia do Engenheiro era tido por muitos como apenas o Dia do Engenheiro Civil. Hoje, é mais que evidente, que não é. Dia 11 de dezembro é o dia de todos os engenheiros. Em um momento como o que passamos atualmente, em que o país passa por uma crise política e de identidade, questões relacionadas às áreas ligadas à Engenharia ficam em cheque. Mas nós temos as soluções em nossas cabeças e a Engenharia é, de fato, proativa com a sociedade. Que no dia de hoje possamos mostrar nossas possibilidades em ajudar a tirar o país dessa crise. ”

Eng. Eletric. Lucio Antonio Ivar do Sul – conselheiro federal
“Homenageio a todos os engenheiros com uma frase que gosto muito: ‘O profissional da Engenharia faz o que é difícil na hora e o que é impossível, também, só que com um pouco mais de tempo. ”

Eng. Civ. Marcos Luciano Camoeiras G. Marques – conselheiro federal
“No dia que o engenheiro brasileiro for reconhecido pelas autoridades do nosso país, e há de ser, e que for dado o lugar de direito a esses profissionais na tomada das decisões importantes, estaremos vivendo em um país mais desenvolvido, moderno e justo. ”

Eng. Civ. Paulo Laércio Vieira – conselheiro federal
“Hoje é o dia daqueles que fazem acontecer o desenvolvimento desse país. A Engenharia é uma profissão que está em tudo e que possibilita a concretização de um bem, um material ou um empreendimento. A esses profissionais, minha mensagem de otimismo e que o país volte a investir no crescimento das áreas tecnológicas. ”

Eng. Mec. Ronald do Monte Santos – conselheiro federal
“Essa data deve ser comemorada, pois somos os profissionais mais influentes nas mudanças da sociedade. Tudo o que temos a Engenharia faz parte. Desde os alimentos, a medicina e a segurança, quase todas as áreas contam com a atuação dos engenheiros. Os engenheiros transformam sonhos e pensamentos em realidade. ”

Eng. Mec. Wiliam Alves Barbosa – conselheiro federal
“Precisamos fazer um trabalho de resgate da dignidade e de valorização dos engenheiros, a força de trabalho do país responsável por cerca de 70% de seu PIB. Uma remuneração mais justa é fundamental para a valorização desses profissionais. Até mesmo para a formação de novos profissionais, tendo em vista que a Engenharia é um curso complexo e caso o esforço desse trabalhador não seja bem remunerado pelo mercado, os jovens não se interessarão pela área. ”

 

Fonte: Gecom/Mútua

Fotos: Arquivo

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.