Notícias

Encontro de TI do Sistema Confea/Crea e Mútua começa em Brasília

O presidente Paulo Guimarães e o diretor Cláudio Calheiros marcaram presença no dispositivo de abertura do evento

Mesa do encontro, que começou nessa terça-feira, 30

O presidente Paulo Guimarães e o diretor de Tecnologia Cláudio Calheiros, da Mútua, participaram da abertura do Encontro de TI do Sistema Confea/Crea e Mútua, que ocorre até esta quarta-feira (31), em Brasília. Eles estiveram com gerentes e equipes de Tecnologia da Informação (TI) dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) de todo o país, para debater temas como Planejamento Estratégico de TI, Anotação de Responsabilidade Técnica nacional (ART), integração, fiscalização e georreferenciamento, entre outros.

A mesa de abertura contou, ainda, com a presença do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger, e do vice-presidente do Confea, Edson Delgado, bem como do superintendente de Estratégia e Gestão (SEG), Renato Barros, e do gerente de TI do Conselho, Rodrigo Borges.

Na oportunidade, o presidente Paulo Guimarães defendeu a importância da ART nacional e destacou que “os estudos estão cada vez mais avançados”; enquanto o diretor de Tecnologia, Cláudio Calheiros, destacou a disposição da Caixa de Assistência para continuar a parceria com o Confea, o que permite reuniões dos diversos fóruns consultivos do Sistema.

Joel Krüger destacou a necessidade de avançar na questão da TI, e agradeceu à Mútua, “que colabora com a implantação da ART nacional, entre outras iniciativas”, elogiou. “O trabalho da Gerência de TI é fundamental para a integração das ações do Sistema. Temos consciência das dificuldades tecnológicas, mas precisamos encontrar soluções para essas questões”, afirmou.

Prestigiada pela presença de nove dos 18 conselheiros federais e três superintendentes, a abertura do Encontro de TI foi marcada pelas boas expectativas sobre o evento.

Ao se apresentarem, cada um dos participantes falou da importância da TI e da programação voltada para a formação de grupos e trabalho (GT) e trocas de experiência. Para eles, o diálogo deve projetar uma radiografia da atual realidade dos Creas. As equipes defenderam, também, uma reflexão, necessária para aumentar a agilidade e eficácia dos serviços prestados pelo Sistema.

Karlos Xavier Góis, do Crea-SE, afirmou que “o encontro gera as melhores expectativas”; enquanto Rafael Miranda, do Crea-SP, declarou que o regional tem uma unidade que gerencia as estratégias de tecnologia e que o evento “é oportunidade de trocar experiências”; Tatiane Becher, Crea-PR, destacou o conhecimento proporcionado pelo evento; e Rubens Almeida, Crea-MG, ressaltou  “a importância de se unificar o Sistema”.

Mauro Mota, do Crea-PE, acredita que a TI sozinha não resolve a questão, e convoca  outros setores do Confea e dos Creas para a participar dos debates.

Fonte: Gecom Mútua / Com informações do Confea.

Fotos: Mark Castro/Confea.