Encontro de Líderes: orientações da CGU e debate sobre inserção internacional marcam programação da quarta-feira

Na quarta-feira (22) os diretores da Mútua, presentes no 6º Encontro de Líderes Representantes do Sistema, acompanharam a programação preparada pelo Confea para o evento. Pela manhã, o painel ficou a cargo da Controladoria Geral da União (CGU), que apresentou aos participantes as orientações encaminhadas no relatório de uma auditoria desenvolvida junto ao Sistema, no período de 2015 a 2016.

Logo após explanação do vice-presidente do Confea, conselheiro Daniel Salati, que fez um resumo do relatório, os representantes da CGU – coordenador geral de Auditorias de Obras, eng. civ. Fábio Santana da Silva, e coordenador substituto, eng. civ. Silvestre Henrique Cerejo – responderam aos questionamentos dos presentes. O debate se estendeu ainda por toda a tarde, desta vez com a participação dos coordenadores nacionais e regionais de câmaras especializadas.

Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), Certidões de Acervos Técnicos (CATs), penalidades em processos éticos, papel da Engenharia na Administração Pública e a importância do Livro de Ordem foram alguns dos temas debatidos.

Inserção internacional

O painel sobre inserção internacional das profissões foi outro destaque do dia. Em sua abertura o presidente do Confea, José Tadeu da Silva, lembrou que mobilidade profissional entre países é um tema recorrente em congressos e reuniões plenárias. O tesoureiro da União Pan-Americana de Engenheiros (Upadi), Edemar Amorim, ressaltou o papel do Confea nas ações de inserção internacional, com a criação de um grupo de trabalho que depois deu origem à Comissão Temática Inserção Internacional.

“O processo de reconhecimento de diploma estrangeiro demora anos. Isso dificulta os interesses do país. Poderíamos receber técnicos da maior qualificação, mas a legislação impede. A Comissão foi criada para buscar facilitar essa mobilidade. O primeiro país que nos procurou para debater foi a Austrália”, comentou Amorim.

Fonte: Gecom/Mútua com informações do Confea

Fotos: Confea

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.